Taça das Nações: Algarvio Amaro Antunes e Fábio Silvestre nos 10 primeiros em Itália

A segunda etapa da Toscana – Terra de Ciclismo, prova da Taça das Nações de Sub-23, correu de feição à […]

A segunda etapa da Toscana – Terra de Ciclismo, prova da Taça das Nações de Sub-23, correu de feição à Seleção Nacional/Liberty Seguros que colocou dois corredores nos dez primeiros. Fábio Silvestre foi 5º e Amaro Antunes foi 8º, ambos com o mesmo tempo do vencedor, o argelino Youcef Reguigui (Equipa Mista UCI).

Os 130,2 quilómetros disputados entre Figline Valdarno e Gaiole in Chianti foram percorridos sob chuva forte, endurecendo ainda mais uma ligação já de si muito difícil, devido ao permanente sobe e desce.

As quedas sucederam-se, mas os corredores portugueses conseguiram escapar ao infortúnio e três deles terminaram a jornada entre o lote restrito que ainda pode acalentar esperanças de bater-se pela classificação geral.

A chegada foi muito atribulada, registando-se uma queda nos últimos 80 metros, que prejudicou o sprint de Fábio Silvestre, impedindo-o de discutir o primeiro lugar. Ainda assim, o ciclista natural de Sobral de Monte Agraço logrou terminar na quinta posição.

O mais rápido do dia foi o argelino Youcef Reguigui, que se impôs ao belga Sean de Bie e ao cazaque Alexey Lutsenko. Este é o novo líder da competição, embora com o mesmo tempo do anterior camisola rosa, o italiano Enrico Barbin.

O terceiro é o esloveno Jan Trantnik, a 4 segundos. Fábio Silvestre subiu à sétima posição e, tal como Amaro Antunes, décimo primeiro, está a 10 segundos do comandante.

“Foi uma etapa muito dura. Já não bastava o percurso sinuoso, com rampas muito complicadas, ainda por cima choveu torrencialmente. Felizmente, os nossos corredores não se viram envolvidos nas quedas e puderam dar o melhor rendimento. O resultado foi muito bom. Colocámos dois homens no top 10 e temos o nosso chefe-de-fila, Amaro Antunes, em boa forma e bem colocado para discutir a corrida nas duas próximas etapas, que serão determinantes. Só foi pena perdermos o Pedro Paulinho, que teve de abandonar com sintomas gripais”, afirma o selecionador nacional José Poeira.

Amanhã disputa-se a terceira etapa da competição, primeira das duas tiradas com final em alto. Os corredores vão enfrentar 145,6 quilómetros com partida e chegada em Cavriglia e dois prémios de montanha nos derradeiros 15 quilómetros, um deles coincidente com a meta.

 

Classificação

2.ª Etapa: Figline Valdarno – Gaiole in Chianti, 130,2 km

1.º Youcef Reguigui (Equipa Mista UCI), 3h20m23s (Média: 38,985 km/h)

2.º Sean de Bie (Bélgica), mt

3.º Alexey Lutsenko (Cazaquistão), mt

5.º Fábio Silvestre (Portugal), mt

8.º Amaro Antunes (Portugal), mt

51.º Luís Afonso (Portugal), a 21s

74.º Ricardo Ferreira (Portugal), a 7m22s

103.º Rafael Reis (Portugal), a 16m34s

 

Geral Individual

1.º Alexey Lutsenko (Cazaquistão, 7h13m44s

2.º Enrico Barbin (Itália), mt

3.º Jan Tratnik (Eslovénia), a 4s

7.º Fábio Silvestre (Portugal), a 10s

11.º Amaro Antunes (Portugal), mt

52.º Luís Afonso (Portugal), a 31s

74.º Ricardo Ferreira (Portugal), a 7m32s

96.º Rafael Reis (Portugal), a 16m44s

Comentários

pub