Miguel Freitas critica Governo pelo caos nas portagens na fronteira com Espanha

O deputado socialista Miguel Freitas criticou o Governo por não ter reforçado a informação sobre a cobrança de portagens na […]

O deputado socialista Miguel Freitas criticou o Governo por não ter reforçado a informação sobre a cobrança de portagens na A22 (Via do Infante) junto dos turistas provenientes de Espanha, de forma a evitar o congestionamento de viaturas e utentes na fronteira entre Castro Marim e Ayamonte, como se verificou durante o período de Páscoa.

“O Governo deixou o Algarve refém de um sistema absurdo de cobrança de portagens, num período de importante fluxo turístico na região”, considera o parlamentar e dirigente do PS/Algarve, para quem a escassez de informação e assistência prestadas aos automobilistas que atravessam a fronteira, coloca em causa a credibilidade do próprio País.

“Em períodos de circulação normal já existe um grande desfasamento entre a resposta do sistema de gestão de portagens na Via do Infante e as necessidades de uma região turística como o Algarve. Esperava-se por isso maior preocupação por parte do Governo em prevenir o agravamento desta situação, numa altura em que se verifica um importante aumento de turistas espanhóis na região”, criticou Miguel Freitas.

Miguel Freitas considera mesmo que a falta de medidas para aumentar a fluidez de utentes entre Ayamonte e o Algarve representa um ato de negligência por parte do Governo para com a região.

“Era imprescindível uma forte campanha de informação em Espanha, no sentido de incentivar os automobilistas a outras formas de pagamento, nomeadamente através da internet, para além de ter sido necessário aumentar a assistência junto da fronteira durante esta semana de Páscoa”, defende Miguel Freitas, referindo que a situação caótica registada nos últimos dias à entrada do Algarve deve servir de lição para prevenir incidentes semelhantes no futuro.

“O pagamento de portagens, por si só, já é um desincentivo ao turismo, mal seria que o sistema de cobrança na fronteira venha a constituir um duplo obstáculo aos fluxos turísticos entre Portugal e Espanha”, adverte o deputado e líder do PS Algarve.

Perante os acontecimentos registados junto à entrada da Ponte Internacional do Guadiana, Miguel Freitas anunciou que vai solicitar ao Governo uma avaliação sobre o sistema de gestão de portagens na fronteira.

O parlamentar socialista vai ainda reunir-se com as associações empresariais da região, no sentido de discutir soluções e propor medidas que evitem a repetição do caos registado na zona fronteiriça, especialmente durante os próximos meses de verão.

 

Nota: Foto de Nuno Ribeiro, partilhada do seu mural no Facebook

Comentários

pub