Faro acolhe o Campeonato Nacional de Profissões em maio

São jovens, muitas vezes ainda estudantes, mas já sabem trabalhar, na maioria dos casos muito bem. Faro vai receber entre […]

São jovens, muitas vezes ainda estudantes, mas já sabem trabalhar, na maioria dos casos muito bem. Faro vai receber entre 7 e 10 de maio o Campeonato Nacional das Profissões, que juntará 240 jovens entre os 17 e os 25 anos, em competição. Estarão representadas 43 profissões, desde as mais tradicionais, como carpintaria, até às ligadas às novas tecnologia, como robótica.

Esta prova servirá para escolher os representantes portugueses nos campeonatos Europeu e Mundial de Profissões, o Euroskills e Worldskills, onde representantes algarvios conseguiram, recentemente, bons resultados. Em 2010, a aluna da Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve Milene Nobre destacou-se no Euroskills e arrecadou medalha de Excelência.

A iniciativa já se propagou para mais de 58 países, mas nasceu na Península Ibérica, nos anos 50. Portugal e Espanha organizaram um campeonato que deu origem à competição europeia e, mais tarde mundial. O nosso país também foi fundador da World Skills International, que organiza estes eventos.

Em Faro, estarão ainda presentes 190 peritos e 35 chefes de cozinha, que irão supervisionar a competição. Para acolher todas as provas necessárias, serão disponibilizados 6 mil metros quadrados de espaços oficinais. São esperados cerca de 6 mil visitantes, vindos de escolas da região.

Os centros de saber e de formação, desde escolas profissionais a universidades, estão na base deste campeonato. É aqui que se faz a primeira seleção de candidatos, que depois competem a nível regional para se apurar para o campeonato nacional. E nem sequer é obrigatório competir sempre na mesma categoria, como prova Desidério Correia, um dos representantes do Algarve no campeonato nacional de 2012.

O jovem algarvio de 21 anos venceu o último Campeonato Nacional na categoria de carpintaria e representou Portugal em Londres, no Worldskills, em 2011. Este ano, volta a competir, mas como instalador de painéis solares, curso que atualmente frequenta no Centro de Formação do Areal Gordo.

A competição divide-se em 6 categorias gerais, que englobam dentro de si diversas profissões: Artes criativas; Gestão e Tecnologias de Informação; Produção, Engenharia e Tecnologia; Serviços Sociais, Pessoais e Turismo; Construção Civil e Obras Públicas; e Transporte e Logística.

Nas provas, os candidatos têm de provar que sabem desenvolver um produto e/ou serviço em provas de 22 horas. Estes testes, segundo a organização, servem para «fomentar a qualidade, a excelência e a inovação».

A entrada no Campeonato Nacional de Profissões é livre e aberta à população em geral.

Comentários

pub