Câmara de Lagoa outorga medalhas de mérito municipal a título póstumo a três empresários alemães

Três empresários alemães que contribuíram para o sucesso do turismo e da imobiliária no concelho de Lagoa vão ser agraciados […]

Três empresários alemães que contribuíram para o sucesso do turismo e da imobiliária no concelho de Lagoa vão ser agraciados com medalhas de mérito municipal pela Câmara de Lagoa, a título póstumo.

A homenagem às três personalidades – Klaus Müller, Dorothea Müller e Anneliese Pohl – terá lugar durante a sessão dos «Serões do Convento» evocativa do 11º aniversário da elevação de Lagoa a cidade, marcada para 19 de abril, às 21h30, no auditório do Convento de São José.

Os homenageados são três figuras da vida económica e empresarial do município que, “com a sua perseverança, obstinação e sentido de serviço à comunidade lagoense e ao país, se distinguiram de forma que deve ficar marcada indelevelmente na história de Lagoa”, sublinha a Câmara de Lagoa, em nota de imprensa.

Assim, por deliberação da autarquia, serão atribuídas, a título póstumo, medalhas de mérito municipal (grau ouro) a Klaus Müller e Dorothea Müller, pelo “importante contributo que deram para a dinâmica da economia e criação de emprego no concelho”.

Precursores responsáveis “pelo nascimento pioneiro de importantes empreendimentos turísticos na nossa região” (sendo o mais conhecido o Carvoeiro Club), a eles também se deve “a internacionalização de Lagoa na área do turismo e afins, sobretudo no mercado alemão”, sublinha a autarquia.

A Câmara vai ainda conceder, também a título póstumo, a medalha de mérito municipal (grau ouro), “pelo seu grande amor e doação ao município de Lagoa”, a Anneliese Pohl.

Em conjunto com o seu marido, Reinfried Phol, hoje com 84 anos de idade, construíram um dos mais conhecidos hotéis de cinco estrelas do país, o Vila Vita Parc, em Porches, um empreendimento que ela própria decorou.

Anneliese Pohl, muito ligada a atos de solidariedade e à cultura, ajudou várias instituições locais, entre as quais os Bombeiros Voluntários de Lagoa, quer através de donativos em dinheiro quer com a oferta de viaturas. Doou ainda dinheiro para o restauro da capela do Convento de São José, enquanto o seu marido constituiu em sua honra, na Alemanha, uma fundação que se dedica ao combate às doenças cancerígenas.

A cerimónia terá a direção de Afonso Dias e contará com a presença do presidente da Câmara de Lagoa José Inácio Marques, o seu antecessor e ex-deputado europeu Joaquim Piscarreta e o ex-secretário de Estado Carlos Martins, que foi o autor, enquanto deputado na Assembleia da República, dos diplomas que permitiram, a 19 de abril de 2001, a elevação de Lagoa a cidade e Carvoeiro, Parchal e Porches a vilas.

Comentários

pub