VRSA: Mundialito de Futebol Infantil bate recorde de participantes

O Mundialito de Futebol regressa a Vila Real de Santo António, entre os dias 31 de março e 8 de […]

O Mundialito de Futebol regressa a Vila Real de Santo António, entre os dias 31 de março e 8 de abril, transformando, uma vez mais, a cidade no centro do futebol infantil.

Durante a competição, 4000 crianças de 54 nacionalidade e 192 equipas irão disputar quase 700 jogos nos nove campos do Complexo Desportivo de Vila Real de Santo António e nos campos do Lusitano (2) e do Beira-mar (3), em Monte Gordo.

Como vem sendo tradição, o Mundialito terá dimensão Ibérica, pelo que também os dois principais recintos desportivos da cidade vizinha de Ayamonte (Espanha) irão receber várias partidas.

Este ano, o Mundialito está dividido em quatro grupos. Além das formações habituais (7/8 anos, 9/10 anos e 11/12 anos), que disputarão os torneios sob a forma de futebol de 7, irá juntar-se uma nova classe – os Querubins – destinada às crianças nascidas em 2006 (futebol de 5).

A primeira fase irá ser jogada em sistema «liga». A segunda fase assume a forma de eliminatória, a que se seguirá uma final para cada uma das categorias.

 

Três grandes estão presentes

 

Benfica, Porto e Sporting já confirmaram presença desde a primeira hora, assim como o algarvio Olhanense e o Nacional da Madeira.

Na vertente internacional, os holofotes vão estar centrados nas equipas do Real Madrid, Barcelona, Atlético de Madrid, Valência, Villarreal, Granada, Cadiz, Betis e Sevilha.

A estas equipas irão juntar-se as mini-estrelas italianas da Juventus, Milan e Ajax. O destaque vai ainda para o Zenith, Spartak de Moscovo, Chelsea, Arsenal, Everton, América do México e Vasco da Gama.

 

Mourinho, Zidane e Futre juntam-se à festa

 

Durante o torneio, estarão presentes várias figuras do futebol mundial, que virão até VRSA acompanhar os filhos que se encontram a jogar em equipas de renome mundial.

São os casos de José Mourinho, Zinédine Zidane e Paulo Assunção, que deverão marcar presença no Mundialito. É também esperada a vinda de Ezequiel Garay, que se deslocará a VRSA para assistir aos jogos do irmão, bem como de Joana Havelange, diretora-executiva do comité organizador do Mundial 2014 (Brasil), que virá acompanhar os jogos de arranque.

Estão igualmente convidados para a cerimónia de abertura, a 1 de abril, domingo, os ex-jogadores Maniche e Paulo Futre.

 

Hotelaria esgotada

 

Como vem sendo hábito, o Mundialito está a contribuir para a dinamização da hotelaria do concelho, que já se encontra, durante a semana da competição, com uma taxa de ocupação próxima dos 100 por cento nas zonas turísticas de Monte Gordo e de Vila Real de Santo António.

Além dos jogadores, o evento atrai dezenas de familiares que se deslocam a VRSA para acompanharem os atletas e aqui passarem a semana da Páscoa. Estima-se que cada participante traga, em média, mais duas pessoas até ao Algarve. A estes números junta-se todo o pessoal técnico e da organização do torneio.

Em termos globais, prevê-se que o retorno financeiro para a economia local atinja os 2 milhões de euros.

Para o presidente de autarquia de VRSA, Luís Gomes, este é «um dos maiores eventos mundiais do género e o seu modelo deve ser olhado, sem quaisquer complexos, como uma oportunidade para o turismo».

«Não é por acaso que já vamos na sexta edição em VRSA e continuamos a aumentar o número de participantes ano após ano», nota.

 

Museu Mundialito de portas abertas

 

Além da festa do desporto, o Mundialito 2012 oferece a todos os visitantes a possibilidade de conhecerem o «Museu Mundialito», um espaço de 130 metros quadrados onde estão em exposição perto de 3 mil de peças como camisolas e livros autografados pelos grandes nomes do futebol.

No museu estará ainda exposta a taça do mundo da FIFA, gentilmente cedida pela Real Federação Espanhola de Futebol. Igualmente em destaque estarão as medalhas e taças recebidas, edição após edição, pelos participantes no Mundialito.

Estará também a funcionar, em permanência, o «Mundialito Center», um espaço com 2000 metros quadrados onde marcas, patrocinadores e desportistas se juntam para a festa do futebol e disponibilizam merchandise para os adeptos mais exigentes.

 

Mundialito em números:

>> 4000 crianças

>> 54 nacionalidades

>>192 equipas

>>700 jogos

Comentários

pub