Lagos prepara programação especial para o Dia Mundial da Poesia

A Câmara Municipal de Lagos preparou uma programação especial, entre 21 e 24 de março, com atividades nos vários equipamentos […]

A Câmara Municipal de Lagos preparou uma programação especial, entre 21 e 24 de março, com atividades nos vários equipamentos culturais e espaços públicos da cidade, destinada a incentivar, promover e divulgar a Poesia enquanto género literário.

Para assinalar o Dia Mundial da Poesia, a autarquia concebeu um programa diversificado e abrangente, quanto aos públicos alvo e espaços envolvidos, tendo como objetivos a divulgação da poesia e o incentivo à sua fruição e criação, a estimulação da criatividade pessoal e da sensibilidade estética, bem como a circulação de públicos entre os vários equipamentos culturais.

As iniciativas propostas vão desde a produção pessoal de textos poéticos, passando pela oferta e declamação de poesia nos espaços culturais, até à distribuição de textos poéticos pelas árvores de alguns espaços públicos da cidade.

«Ouvir o Silêncio a Ler», é outra das propostas apresentadas para a promoção da leitura, desta feita pelo Agrupamento de Escolas Gil Eanes, a que se associou a Biblioteca Municipal de Lagos, e que consiste numa pausa de trinta minutos para leitura em todo as escolas deste Agrupamento. Todas estas atividades contam com o apoio da empresa municipal Lagos-Em-Forma, Grupo de Teatro Sénior da Câmara Municipal de Lagos e do Centro de Estudos de Lagos.

No dia 23, e com uma organização a cargo de Neusa Dias, terá ainda lugar, no Centro Cultural, o Recital “Portugal em Prosa & Poesia”, que “olha criativamente para o que diversos autores escreveram sobre as paisagens geográficas, culturais e históricas em que habitam os portugueses (e que neles habitam)”.

 

PROGRAMA:

♦ Dias 21 a 24

“Murais Poéticos”

Produção pessoal de textos poéticos, em suportes de madeira existentes nos vários equipamentos culturais, suscitando-se, desta forma, a criação poética dos utentes presentes nesses locais.

No dia 24 os “Murais Poéticos” serão recolhidos e o júri, composto pelos organizadores do projeto, reunirá para escolher os três vencedores, que serão contemplados respetivamente, com vouchers de 3, 2 e 1 semana gratuitas no Complexo Desportivo Municipal (acesso livre às piscinas e ginásio).

Locais: Museu, Biblioteca, Forte Ponta da Bandeira, Centro Cultural e Centro Ciência Viva de Lagos (durante o período de abertura dos espaços)

 

♦ Dia 21

“Posso oferecer-lhe?”

Oferta de poesia escrita e declamada aos utentes presentes nos equipamentos culturais envolvidos no programa.

Colaboração: Grupo de Teatro Sénior da Câmara Municipal de Lagos e Centro de Estudos de Lagos

Locais: Museu, Biblioteca, Forte Ponta da Bandeira, Centro Cultural e Centro Ciência Viva de Lagos

 

♦ Dia 23 | 21h30

Recital “Portugal em Prosa & Poesia”

Local: Centro Cultural de Lagos

Produção: PP&P / Conceção e Interpretação: Neusa Dias

Bilhetes: 4€ (preço único)

 

“Coimbra, 19 de julho de 1974 – Tem sido de caixão à cova. Pobre país! E o que estará ainda para vir! Mas não posso, nem quero, perder o pé na pátria. Terei de enfrentar o absurdo desta hora infeliz mesmo com ganas de voltar costas a tanto e tanto desconcerto. O pacto que assinei não foi com o azar das circunstâncias. Foi com a terra portuguesa e a língua portuguesa. E continuo a sentir a terra firme debaixo dos pés, e a poesia continua a cantar dentro de mim. O meu espaço de liberdade é o mapa de Portugal subentendido na folha de papel onde escrevo”.

Miguel Torga, Diário XII, 1977

 

Considerando que momentos de crise como aquele que atualmente vivemos fomentam tensões e revelam fações que abalam a unidade e os sentimentos de identidade das comunidades, Portugal em Prosa & Poesia olha criativamente para o que diversos autores escreveram sobre as paisagens geográficas, culturais e históricas em que habitam os portugueses (e que neles habitam). Neste olhar não se procuram louvores ou reprimendas, quer-se apenas descobrir um filtro, poético, através do qual se possa pensar Portugal e a nossa portugalidade. Porém, é impossível não notar que, ao longo da História, o país tem calado e ignorado por diversas vezes seus artistas, ainda que o contrário não se verifique. Assim, é com Alberto Caeiro, Eugénio de Andrade, Jaime Cortesão, Manuel Alegre, Manuel da Fonseca, Miguel Torga, Sophia de Mello Breyner, Teixeira de Pascoaes, Vergílio Ferreira, e também com Carlos Paredes, Carlos Zíngaro/Jorge Lima Barreto, Fernando Lopes-Graça e Michel Giacometti, que Portugal em Prosa & Poesia cria uma lente para se contemplar Portugal.

 

Conceção e Interpretação: Neusa Dias

Design Gráfico: i!cs

Fotografia e Vídeo: Pedro Noel da Luz

Produção: PP&P

Apoios: Escola Superior de Teatro e Cinema, Espaço Jovem de Lagos, Câmara Municipal de Lagos

 

 

♦ Dia 24 | 14h00

Encontro de Poetas Populares e Fado Amador

A atividade, que faz já parte do plano anual de atividades da Biblioteca Municipal, visa não só divulgar a poesia popular criada pelos poetas do Concelho, mas também promover o convívio entre várias gerações e envolver a comunidade nas mais diversas atividades promovidas pelos serviços municipais.

Local: Biblioteca Municipal de Lagos

 

♦ Dia 24

“A cair de maduro”

Distribuição de textos poéticos pelas árvores de alguns espaços movimentados da cidade onde serão colocados enigmas no verso, com o objetivo de as famílias os recolherem das árvores e os resolverem nos espaços culturais a que eles se referem.

Cada enigma conduzirá as pessoas interessadas aos espaços culturais da cidade, onde poderão resolver o desafio, ficando assim, as que tiverem crianças ou jovens entre os 2 e os 16 anos, habilitadas a usufruir gratuitamente dos insufláveis disponíveis no Pátio do Centro Cultural. Quem apresentar um enigma devidamente carimbado tem entrada gratuita no Museu e no Forte.

Locais de recolha dos enigmas: árvores do Jardim da Constituição, Mercado da Avenida, junto aos CTT, da Praça Gil Eanes, do Mercado do Levante e do Mercado de Santo Amaro.

Locais de resolução dos enigmas: Museu, Forte Ponta da Bandeira, Biblioteca, Centro Cultural e Centro Ciência Viva

 

MAIS INICIATIVAS:

Dia 21 | 11h15 às 11h45

“Ouvir o Silêncio a Ler”

Locais: Agrupamento de Escolas Gil Eanes e Biblioteca Municipal

 

«Ouvir o Silêncio a Ler» realiza-se, no dia 21 de março, durante trinta minutos, e consiste numa pausa para leitura em todo o Agrupamento de Escolas Gil Eanes, a que se associará a Biblioteca Municipal de Lagos. Cada participante irá, pois, nesse dia, trazer ou requisitar um livro, uma revista, um jornal… e simplesmente ler. Onde estiver. À hora marcada. A única pessoa que não vai estar a ler será alguém que andará pela Escola, pelo meio do silêncio, a «gravá-lo». Os professores irão manter abertas as portas das salas para que «o silêncio» entre, se instale e possa circular…

Comentários

pub