VRSA reorganiza «Espaços Internet» e democratiza acesso às tecnologias de informação

A Câmara Municipal de Vila Real de Santo António concluiu recentemente o processo de reorganização dos seus «Espaços Internet», num […]

A Câmara Municipal de Vila Real de Santo António concluiu recentemente o processo de reorganização dos seus «Espaços Internet», num processo que classifica como sendo de «aposta na democratização do acesso às tecnologias de informação».

Os «Espaços Internet» estão distribuídos pela totalidade das freguesias do concelho e permitem, de uma forma livre e gratuita, aceder à Internet, digitalizar e processar documentos, fazer impressões, entre outros serviços.

Atualmente, cada um dos Espaços Internet está equipado com mais de uma dezena de computadores – um dos quais com acesso para invisuais – e oferece horário alargado. Além dos munícipes, os espaços têm sido frequentados por centenas de turistas.

Em VRSA, o serviço de internet é disponibilizado na Biblioteca Municipal Vicente Campinas e funciona de segunda a sexta-feira, entre as 9h15 e as 19h45. Aos sábados, está aberto entre as 14h15 e as 19h45.

Já em Monte Gordo, o Espaço Internet funciona agora nas instalações do centro Comunitário/Casa do Avô e pode ser frequentado, nos dias úteis, das 9h00 às 18h00.

A recente mudança de instalações confere-lhe uma localização mais central, uma vez que este é o local mais procurado pelos utentes de nacionalidade estrangeira. De acordo com um levantamento efetuado pela autarquia, os turistas holandeses são os que mais utilizam o serviço.

Em Cacela, o espaço mantém-se nas instalações da Junta de Freguesia, no Largo Manuel Cabanas, e funciona de segunda a sábado, das 9h00 às 21h00.

A abertura dos Espaços Internet no concelho de Vila Real de Santo António resultou de uma candidatura aprovada no âmbito do Programa Operacional Sociedade do Conhecimento – POS Conhecimento e do Programa Operacional Sociedade da Informação (POSI) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e representou um investimento de cerca de 430 mil euros, tendo a autarquia comparticipado com mais de 145 mil euros.

Ao longo dos oito anos de atividade, o projeto recebeu milhares de utentes. Só na Biblioteca Municipal, o número de sessões de acesso à Internet ultrapassou, no ano de 2011, as 10 mil utilizações.

Comentários

pub