Loulé inaugura primeiro espaço de criação e experimentação cultural da rede «Algarve Central»

O CECAL – Centro de Experimentação e Criação Artística de Loulé e a nova sede social da Casa da Cultura […]

O CECAL – Centro de Experimentação e Criação Artística de Loulé e a nova sede social da Casa da Cultura de Loulé estão, desde ontem, alojados na antiga Casa do Pombal, no âmbito da remodelação do Parque Municipal de Loulé.

Inserido numa rede de centros que estão a ser montados em mais quatro localidades no Algarve – Faro, S. Brás de Alportel, Tavira e Olhão -, este equipamento cultural integra o plano de ação RUCI – Rede Urbana para a Competitividade e Inovação (RUSI) “Algarve Central” e foi cofinanciado pelo PO Algarve 21.

O Centro de Experimentação e Criação Artística de Loulé será uma estrutura transdisciplinar que servirá de apoio a artistas plásticos, fotógrafos, músicos e profissionais de multimédia, de nível nacional e internacional.

O objetivo deste centro é acolher profissionais na ótica da pesquisa, da experimentação e da produção artísticas.

Segundo o vereador da Cultura do Município de Loulé, Joaquim Guerreiro, trata-se de “uma valência diferente e inovadora no Algarve”, que reúne “criação artística, formação e experimentação de conhecimento cultural”.

Para puderem usufruir deste espaço, os interessados (jovens e menos jovens) deverão enviar uma candidatura, no âmbito das artes plásticas, da cultura, do vídeo, da fotografia, da multimédia, entre outras áreas.

Poderão candidatar-se, assim, a residência artística, durante quatro semanas, num formato de curta duração, ou de três meses, num formato de longa duração.

Como explicou o responsável municipal pela área da cultura, é feita uma análise ao projeto artístico, e depois é apresentado, neste espaço ou noutro espaço do Concelho de Loulé, o resultado da criação.

Paralelamente, no campo da relação com a comunidade, salienta-se a importância de um bar com esplanada, que será um ponto de encontro da população entre si mas também com os artistas e com o espaço. Em breve será lançada uma hasta pública para a exploração do espaço.

É ainda de realçar a programação regular de exposições, cinema ao ar livre, teatro, sessões de poesia, concertos de música, atividades para famílias, palestras, entre outros, prevista para dinamizar o local.

Este espaço coloca à disposição materiais e equipamentos, livros e documentos e o tempo e o espaço necessários à pesquisa e criação.

Um Laboratório de Fotografia, um Laboratório de Som e Vídeo, onde grupos de jovens que tenham bandas de música possam vir aqui fazer a gravação de algumas maquetas, e duas salas para criação dos projetos, desde teatro à dança, são outras das áreas deste edifício.

Haverá ainda um espaço dedicado à educação ambiental que irá disponibilizar diversas atividades para os mais novos, numa lógica de promoção das boas práticas para com o ambiente, no contexto do próprio Parque Municipal.

O Centro de Experimentação e Criação Artística de Loulé aposta na estrutura patrimonial e emocional, largamente ancorados no coração de muitos louletanos, para se tornar numa estrutura cultural de localização estratégica.

Este projeto nasce no contexto de uma Autarquia que tem vindo a desenvolver um trabalho sério e consistente na criação e consolidação de públicos, no interior de um Concelho amplo, complexo e diversificado do ponto de vista sociocultural, económico e geográfico.

“Iniciamos aqui um novo desafio à cultura no nosso Concelho que é a criação. Para além da estrutura que já existe, como o Cine-Teatro ou as galerias de arte, temos também que pensar no conhecimento e na formação das pessoas. Estamos aqui a dar o primeiro passo para essa formação do conhecimento”, sublinhou Joaquim Guerreiro.

Novas instalações da Casa da Cultura de Loulé

No piso superior da antiga Casa do Pombal irá funcionar a Casa da Cultura de Loulé, que durante mais de 20 anos tem estado sediada no Edifício Engº Duarte Pacheco.

Considerando a importância desta associação no contexto cultural concelhio, a Autarquia celebrou um protocolo com a Casa da Cultura para cedência do espaço, por forma a dar maior dignidade às suas atividades.

As iniciativas que a Casa da Cultura de Loulé promove têm vindo a adquirir crescente relevância no calendário cultural da vida algarvia, destacando-se o Festival Internacional de Jazz, estendendo-se estas pelas áreas da música, do teatro, da fotografia, das artes plásticas ou do desporto.

Para Gabriela Soares, presidente da associação, este momento é o “reconhecimento da Autarquia pelo trabalho desenvolvido há mais de 30 anos”.

“Acreditamos que a cultura é basilar na identidade de povos, de cidades e de cada pessoa em particular. Temos pautado pela colaboração a título de voluntariado. Queremos continuar a desenvolver as nossas atividades com muita ação e respeito, com irreverência mas consciência. Queremos que este novo edifício seja a continuidade do que tem sido a Casa da Cultura”, disse esta responsável.

Já o edil louletano Seruca Emídio falou da importância da cultura no contexto da globalização. “A cultura é efetivamente aquela área que nos pode alicerçar e catapultar para uma outra dimensão. Países pequenos como o nosso têm que valorizar cada vez mais aspetos que nos podem diferenciar dos outros e a cultura é um deles”, disse o responsável municipal.

Nas antigas instalações da Casa da Cultura de Loulé, em frente à Câmara Municipal, vai ficar a funcionar uma exposição permanente sobre a vida e obra de Duarte Pacheco. Foi neste edifício que o ministro das Obras Públicas de Salazar nasceu e é aqui que funciona a Assembleia Municipal de Loulé.

Comentários

pub