«Mês do Poeta» assinala os 182 anos do nascimento de João de Deus (corrigida)

Os 182 anos do nascimento de João de Deus, poeta e pedagogo nascido em São Bartolomeu de Messines, serão assinalados […]

Os 182 anos do nascimento de João de Deus, poeta e pedagogo nascido em São Bartolomeu de Messines, serão assinalados durante o mês de março pela Câmara Municipal de Silves, em colaboração com diversas outras entidades daquela vila do concelho.

O início oficial das comemorações terá lugar a 4 de março, pelas 18h00, com um porto de honra e um recital de guitarra clássica pelo músico Gonçalo Duarte, atividade que terá lugar na Casa do Povo desta localidade e será organizada por esta coletividade.

No que toca às ações dinamizadas pela Câmara de Silves, através da Casa Museu João de Deus, o destaque vai para dois ateliês – “Quebra-cabeças: João de Deus em Quadradinhos” (de 1 a 31 de março) e “Homenagem a João de Deus” (8 de março, às 15h30) – e para a exposição fotográfica “Luz e Sombra”, de José Pinheiro Correia, que será inaugurada na Sala Polivalente da Casa Museu a 5 de março e terminará a 31 desse mês.

Ao nível musical, o programa conta com um espetáculo da Orquestra Orff do Jardim-Escola João de Deus, no dia 8 de março, pelas 21h00. Este evento será dinamizado pela docente Ana Rita Arvela e pelos seus alunos.

“Momentos de Fado” serão, também, apresentados nesse serão pelo mesmo estabelecimento de ensino.

Ligado à música, mas na vertente da dança, haverá um “Baile da Primavera” no dia 9 de março, pelas 19h30, na Casa do Povo, com a presença do DJ Tyggy.

Ainda no que se refere a espetáculos, estão previstos diversos momentos teatrais, repartidos por vários dias do mês e a terem lugar em diversos espaços de SB Messines. Desde as peças infantis, passando pelo teatro de fantoches e pela stand up comedy, haverá sessões para todos os gostos [ver programa].

Destaca-se, a 23 de março, a atuação do Grupo de Teatro Penedo Grande, companhia de Messines, que apresentará na Sociedade de Recreio de Instrução Messinense, pelas 21h30, a peça “Abu Agrilhoado” e a repetirá no dia 25, pelas 17h00, no mesmo local.

Quanto a exposições, também são várias as possibilidades previstas no programa, destacando-se no dia 3, pelas 17h00, na Junta de Freguesia, a abertura da mostra “Criar, Trabalhar, Valorizar – As Mulheres contribuem para o Desenvolvimento do País”, que será seguida de um debate. Esta exposição encerrará a 15 de março.

O debate de vários temas é parte importante das ações previstas para este mês dedicado a João de Deus. Dois momentos terão particular interesse, pela novidade das abordagens: o primeiro o correrá a 8 de março e permitirá assinalar, em simultâneo, o Dia Internacional da Mulher, com uma sessão intitulada “Poesia no feminino, na terra de João de Deus”, na qual estarão presentes diversas poetisas locais e será feita uma comunicação sobre “”A Mulher na Poesia de João de Deus”, por Manuel Neto dos Santos, conhecido poeta desta vila. Este encontro ocorrerá na Sociedade de Instrução e Recreio Messinense, pelas 17h00.

Já no dia 10, pelas 16h00, na Junta de Freguesia de SB Messines debater-se-á o tema “Messines, Terra de João de Deus e o futuro”. No painel de oradores estarão alguns dos mais importantes empresários locais, como António Eugénio, Jorge Guerreiro, Vitor Neto, Martinho Filipe e Carlos Vargas.

O programa inclui ainda diversas outras iniciativas, desde workshops de culinária a passeios pedestres, permitindo que todos os messinenses e visitantes possam desfrutar do que de melhor esta vila tem para oferecer.

O programa detalhado poderá ser consultado em www.cm-silves.pt.

 

Corrigida às 9h00 de dia 22 de fevereiro: alterado o título e o texto de «182 anos da morte» para «182 anos do nascimento»

 

 

Comentários

pub