Utentes da UNIR mostram “Emoções na Arte” na Biblioteca de Loulé

A Biblioteca Municipal de Loulé irá receber, de 10 a 29 de fevereiro, a exposição “Emoções na Arte”, realizada pelos […]

A Biblioteca Municipal de Loulé irá receber, de 10 a 29 de fevereiro, a exposição “Emoções na Arte”, realizada pelos utentes da UNIR.

A UNIR- Associação dos Doentes Mentais, Famílias e Amigos do Algarve é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, bem como Pessoa Coletiva de Utilidade Pública.

Vocacionada para pessoas com desvantagem transitória ou permanente de origem psíquica de ambos os sexos oriundos de todo o distrito de Faro, esta instituição pretende promover diversas competências sociais e emocionais.

Os utentes dedicam-se diariamente a atividades diversificadas: pintura em tela, pintura de peças de gesso, barro, vidro, bijutaria, lavores, sessões de relaxamento, ténis, hidroterapia, crochet, bordados, tricot, hipoterapia, passeios socioculturais, recreativos, desportos coletivos, entre outras.

Esta exposição é o reflexo da Arteterapia. A Arteterapia distingue-se como método de tratamento psicológico, integrado no contexto psicoterapêutico. Neste tipo de intervenção, privilegia-se a Expressão Criativa pelas Artes, facilitando-se a descoberta interior através do imaginário e o desenvolvimento da criatividade.

É particularmente indicado para trabalho em instituições, com pacientes de evolução prolongada e com patologias moderadas e severas, nomeadamente psicoses.

Comentários

pub