Sérgio Conceição quer emprestar espírito combativo ao clube «de uma cidade raçuda»

Sérgio Conceição foi apresentado esta segunda-feira como o novo treinador do Sporting Clube Olhanense. O antigo internacional português vai ter […]

Sérgio Conceição foi apresentado esta segunda-feira como o novo treinador do Sporting Clube Olhanense. O antigo internacional português vai ter em Olhão a sua primeira experiência como treinador principal e conta com a raça que o caracterizou como jogador profissional para o ajudar.

A equipa técnica fica completa com os adjuntos Jorge Rosário e Vitor Bruno, com o observador Dembele e o treinador de guarda-redes Diamantino Figueiredo, que «transita da anterior equipa técnica», segundo o presidente do clube Isidoro Sousa.

O jovem técnico elege a união no balneário com a peça fundamental para o sucesso, afirmando que deseja um «balneário coeso e que seja uma grande família». Para o clube, prometeu trazer não só alguma da sua «experiência como jogador, mas também como homem».

Também quer uma equipa à sua imagem, ou seja, combativa. «Quero uma equipa que sabe o que quer, lute sempre pelos três pontos, que tenha muita atitude e vontade e jogadores que sejam sempre os últimos a desistir dos três pontos», resumiu.

Mas avisou que, para que isso aconteça, ainda poderá demorar «algumas semanas». «O mais importante é ganhar primeiro e depois dar um bom espetáculo para o público olhanense», defendeu.

Na sessão de apresentação, Sérgio Conceição mostrou que fez algum trabalho de casa, pelo menos no que toca a conhecer a cidade para onde irá mudar. «Pelo que me disseram, esta é uma terra raçuda, muito à minha imagem. Gosto muito desta expressão, raçuda. Ter raça faz-nos crescer todos os dias e ter vontade de vencer», disse.

No que toca aos jogadores que estão às suas ordens, a partir de hoje, Sérgio Conceição disse ter visto «alguns dos jogos do Olhanense esta época» e que «há muitos atletas com capacidade». «Podemos para fazer coisas boas», acredita.

Ainda assim, admitiu que precisará de algum tempo para conhecer «os jogadores pessoalmente». Também eventuais reforços na abertura do mercado de Inverno terão ainda de ser estudados. «Primeiro vou ver e sentar-me-ei com o presidente, para decidir», disse.

Para já, o novo técnico do Olhanense elege como objetivo a manutenção na I Liga, mas não quer falar em conquistar um lugar nas competições europeias. «O que vier a mais será bem vindo», acrescentou, ainda assim.

O primeiro teste ao novo técnico será já no próximo domingo, contra o Marítimo, uma equipa que está a fazer uma boa época, seguindo-se Beira-Mar e Sporting. «São três jogos difíceis, que tínhamos sempre de jogar. Mas tudo o que é difícil é aliciante e é mais uma motivação para querer ganhar o jogo», considerou.

Já Isidoro Sousa justificou a sua aposta em Sérgio Conceição com a filosofia do clube em dar oportunidade a jovens treinadores. O ex-internacional português de 37 anos já foi técnico adjunto no Standard de Liége, onde ganhou a Taça da Bélgica e foi vice-campeão.

«Sempre entendi que devemos apostar em treinadores jovens. O Paulo Sérgio é um bom exemplo e também o Jorge Costa», afirmou Isidoro Sousa. «A vontade, disponibilidade, querer e conhecimento do Sérgio fazem dele uma aposta segura», acredita o presidente do Olhanense.

Assim, garantiu Isidoro Sousa, a aposta em Sérgio Conceição é feita «sem receio», pois o clube já fez experiências semelhantes antes «e correu bem». «Este homem vem para vencer», acredita.

 

Vasco Fernandes é o primeiro reforço do ano

 

O defesa Vasco Fernandes vai reforçar o Olhanense, naquele que é um regresso à terra natal e ao clube de formação do atleta português. Um anúncio que se revestiu, por isso, de um significado especial para o clube e para o jogador.

«Ano novo, vida nova». A máxima é já antiga, como seria o «namoro que o Filipe Sousa andou a fazer ao Vasco», segundo Isidoro Sousa. Aproximação que já começou «há anos» e que deu finalmente «em casamento». Um nó contratualizado para ano e meio.

Vasco Fernandes não esconde a felicidade de voltar ao clube que o viu crescer e à terra onde nasceu. No Beira-Mar, onde alinhava antes de mudar para Olhão, não conseguiu afirmar-se, mas acredita que o fará no Olhanense.

«Para mim, vir para o olhanense significa voltar a casa e a sentir-me bem. Este é o sitio ideal para voltar a ser feliz», disse o jogador. Também Isidoro Sousa não escondeu a felicidade em ter o jogador de volta ao clube. «É uma enorme satisfação e orgulho para nós tê-lo de volta», referiu.

De regresso, está também o preparador físico Artur Belo, que deixou o clube quando Dáuto Faquirá era o treinador principal. Com ele, deverá regressar igualmente o médico Veloso Gomes.

Comentários

pub