E da luz nasce a música em São Brás de Alportel

A Câmara de São Brás de Alportel vai valorizar mais um edifício antigo do centro da vila e colocá-lo ao […]

A Câmara de São Brás de Alportel vai valorizar mais um edifício antigo do centro da vila e colocá-lo ao serviço da cultura. A obra da futura Oficina da Música de São Brás de Alportel foi consignada na passada semana e vai permitir reabilitar a antiga Central de Eletricidade, numa obra de 75 mil euros financiada a 60 por cento pela União Europeia, através do programa Proder.

No espaço que vai nascer vão poder trabalhar diversas associações culturais do concelho que tenham projetos não só na área da música, mas nas artes de palco, em geral, «constituindo-se como um lugar privilegiado para a formação e ensaios musicais».

A autarquia sambrasense tem vindo a investir na recuperação de edifícios desativados, dando-lhes novos usos. Exemplos dados pela Câmara de São Brás, na nota de imprensa sobre a nova Oficina da Música, são o Centro Explicativo e de Acolhimento da Calçadinha Centro de Artes e Ofícios e o Centro Museológico do Alportel.

No primeiro caso, foi recuperado um antigo matadouro, para o Centro de Artes e Ofícios foi reabilitado edifício da primeira escola primária do município e em Alportel foi recuperada uma antiga habitação de arquitetura tradicional.

Na calha, está ainda a recuperação de um antigo lagar, junto ao edifício do Mercado Municipal, para construir a Casa das Artes. Este edifício já foi, de resto, utilizado para acolher uma residência artística, no âmbito do projeto «Design e Ofícios», que este município coorganizou em 2011.

Estas «intervenções estruturais», levadas a cabo tem o objetivo de «valorizar e requalificar o património municipal, abrindo portas a novas atividades e novas dinâmicas em prol da comunidade», segundo a autarquia.

O edifício que vai dar lugar à Oficina da Música foi originalmente construído nos anos 30 do século XX e além de ter sido o primeiro posto de transformação elétrica de São Brás, serviu, ao longo dos anos, como Quartel dos Bombeiros Voluntários e de oficina de apoio aos serviços camarários de eletricidade.

A sua transformação num pólo cultural deverá demorar oito meses, pelo que é expectável que a sua inauguração tenha lugar ainda no ano de 2012.

Comentários

pub