Portugal Telecom instala repetidor na Picota para melhorar cobertura da TDT em Monchique

A Portugal Telecom já está a instalar um repetidor na encosta da Picota, permitindo, desta forma, retirar da “zona de […]

A Portugal Telecom já está a instalar um repetidor na encosta da Picota, permitindo, desta forma, retirar da “zona de sombra” da Televisão Digital Terrestre (TDT) uma grande parte dos munícipes de Monchique.

Segundo a Câmara Municipal, «está ainda a proceder-se a um levantamento das condições de receção de sinal em outras zonas do Concelho, nomeadamente a Freguesia de Alferce, com vista à procura de uma solução para aquela população».

Hoje de manhã, Eduardo Cardadeiro, diretor da ANACOM, esteve reunido em Monchique com o presidente da Câmara Rui André, precisamente para responder e informar o executivo municipal sobre o processo da entrada em funcionamento da TDT no concelho.

A autarquia de Monchique promoveu diversas iniciativas para «proteger os interesses dos residentes de Monchique no que diz respeito ao desligamento do sinal analógico de televisão previsto para o passado dia 12 de janeiro».

«Esse esforço junto das entidades competentes permitiu realizar diversas ações no terreno que, com o adiamento do desligamento do dia 12 de janeiro para 23 do mesmo mês, conseguiu minimizar os problemas decorrentes deste “apagão”», sublinhou a Câmara em nota de imprensa.

Na reunião em Monchique, Eduardo Cardadeiro referiu que «apesar de ter uma reunião agendada com a AMAL, que decorrerá no dia de hoje, vim a Monchique informar o Executivo Municipal da entrada em funcionamento deste serviço a partir do próximo dia 23 de janeiro e assegurar que as condições previstas no contrato com a PT estão a ser salvaguardas».

«Neste momento, Monchique tem uma taxa de cobertura muito superior ao presente no concurso público internacional da TDT que a PT venceu, que andava na ordem dos 80%, por força da solução técnica que ocorreu nos últimos dias. Também estou aqui para manifestar ao Município de Monchique a disponibilidade da ANACOM para continuar a colaborar na informação à sua população e autarquia», acrescentou o diretor da ANACOM.

Rui André, presidente da autarquia, recordou, por seu lado, que «Monchique não se ficou pela contestação e solicitação de adiamentos de desligamento do sinal analógico existente. Apontou propostas de soluções para resolver problemas que, com este adiamento para 23 de janeiro, permitiram à PT instalar um repetidor na zona da Picota que serve grande parte dos residentes que estariam, provavelmente em zona de sombra, nomeadamente os da Vila de Monchique».

O autarca acrescentou que a Câmara reconhece que «hoje a situação alterou-se bastante em relação ao cenário inicial» e manifesta «disponibilidade para continuar a colaboração na resolução dos problemas das pessoas que represento, pugnando por assegurar uma resposta eficaz aos seus verdadeiros problemas e necessidades».

A reunião em Monchique foi uma de várias com autarcas que Eduardo Cardadeiro vai manter no Algarve e Baixo Alentejo.
O diretor da ANACOM disse esta quinta-feira, em almoço com jornalistas em Portimão, que também já se reuniu com o autarca de Ourique, enquanto esta tarde estará em Faro, para um encontro com a AMAL.

Comentários

pub