Memorial assinala local da morte dos dois jovens em acidente de motos

Flores, uma fotografia de Rosti colocada numa cruz, velas, pedaços dos motociclos acidentados e uma frase escrita no passeio: «Amigos […]

Flores, uma fotografia de Rosti colocada numa cruz, velas, pedaços dos motociclos acidentados e uma frase escrita no passeio: «Amigos e Família. Descansem em paz, Rosti e Danny». Este memorial, colocado na berma da estrada de acesso ao porto comercial de Portimão, assinala o preciso local onde, na madrugada de sábado, morreram dois jovens de 17 e 19 anos, num choque frontal entre as suas scooters.

Na manhã deste domingo, a zona, frequentada por muita gente nos seus passeios matinais e no acesso ao porto de onde, daí a pouco, haveria de partir a última ligação do ferry «Volcan de Tijarafe», para o Funchal, atraía a curiosidade de todos.

Mas quando chegaram alguns familiares e amigos do jovem Rosti, as pessoas que ali estavam a ver o memorial e a comentar o acidente, afastaram-se, para dar espaço à dor dos mais próximos.

Os jovens, Rostislav Perijneac, moldavo há anos residente em Portimão, de 17 anos, e Daniel Gonçalves, de 19, seguiam nas suas scooters “kitadas” e personalizadas, a alta velocidade, quando chocaram de frente, pouco passava da meia noite de sábado.

Rosti teve morte imediata, mas Danny ainda foi assistido no local pelo INEM, que tentou ao longo de cerca de uma hora reanimá-lo, sem sucesso. Acabou por morrer também no local. Os dois motociclos ficaram completamente desfeitos.

Apesar de as versões sobre as razões do acidente variarem, um amigo das vítimas desmentiu que se tenha tratado de uma corrida com os dois motociclistas de frente um para o outro. «O que se passou é que havia motos a sair no porto novo e motos a entrar. Uns desviaram-se a tempo, mas o Rosti não teve tempo para reagir e desviar-se da moto que vinha de frente e acabaram por chocar frontalmente».

Por seu lado, um amigo de Daniel disse ao Sul Informação que este jovem «estava a sair do porto novo, na sua faixa, e o Rosti, o outro rapaz que ia a entrar, vinha em contra mão e deu-se um choque frontal. É isto, apenas isto. Não havia nenhuma corrida, nada».

Além das duas vítimas mortais, um terceiro jovem que conduzia outra das scooters envolvida ficou ferido, embora sem gravidade.

Uma testemunha confirmou ao Sul Informação que a zona do cais comercial de Portimão é frequentemente palco de «corridas e despiques de motos e até de carros, entre jovens, em especial ao fim de semana. Chegam a juntar-se aqui às dezenas e dezenas de jovens».

O Correio da Manhã, na sua edição de hoje, fala mesmo em corridas com apostas. Os jovens preferem chamar-lhes “esticas”.

Fonte do comando distrital da PSP tinha dito ontem, ao Sul Informação, que, cerca de meia hora antes do acidente que vitimou os dois jovens, «tinha estado no local uma equipa de intervenção rápida da PSP, para prevenir precisamente que acontecesse o que veio a acontecer».

Os corpos dos dois jovens deverão ser autopsiados amanhã.

Comentários

pub