IM participa em projeto de investigação sobre os terramotos antigos registados instrumentalmente

O Instituto de Meteorologia assinou o protocolo de colaboração no projeto INSPIRE, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, […]

O Instituto de Meteorologia assinou o protocolo de colaboração no projeto INSPIRE, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, em que o IM é um dos parceiros.

O projeto, que terá a duração de três anos, é liderado pelo Instituto Dom Luiz e tem também como parceiros as Universidades de Coimbra, Lisboa e Évora.

No âmbito do projeto INSPIRE, serão estudados os terramotos registados instrumentalmente no período 1900-1960, em particular os aspetos relacionados com a fonte sísmica, de forma a contribuir para a melhoria do catálogo sísmico nacional, que é uma componente essencial para a caracterização da perigosidade sísmica.

Este estudo implicará a recuperação de registos analógicos dispersos por diversos arquivos, a determinação da resposta instrumental dos sistemas de aquisição utilizados e digitalização dos sismogramas.

Este é um dos nove projetos de investigação em curso no âmbito da meteorologia, climatologia e geofísica nos quais o IM participa atualmente.

Comentários

pub