Dakar 2012: Leal dos Santos 6º na etapa, Sousa 7º

O piloto português Ricardo Leal dos Santos, da equipa oficial Mini, foi o melhor português na 5ª etapa do Dakar […]

Ricardo Leal dos Santos

O piloto português Ricardo Leal dos Santos, da equipa oficial Mini, foi o melhor português na 5ª etapa do Dakar 2012, concluindo a especial em 6º lugar, com mais 9:19 que o vencedor da tirada, que foi o companheiro de equipa Krzysztof Holowczyc.

Logo a seguir a Leal dos Santos, terminou Carlos Sousa (Great Wall), que foi 7º na etapa.

A Geral continua a ser liderada pelo francês Stéphane Peterhansel (Mini), que esta quinta-feira concluiu a especial na 3ª posição, depois do polaco Holowczyc e do americano Robby Gordon (Hummer).

Na classificação geral, Leal dos Santos voltou a subir, para o 20 posto, enquanto Carlos Sousa se mantém no Top 10, embora tenha descido uma posição para 7º.

No final da prova, Holowczyc comentou: «Foi tão fácil. Devido à chuva na noite e madrugada a areia não estava demasiado fofa e foi fácil conduzir».

Carlos Sousa

Recordando que viu Giniel de Villiers «atolado nas dunas», o polaco admitiu que havia «alguns locais perigosos, mas em geral foi muito bom de conduzir. Para mim, foi uma grande vantagem porque mudei a afinação da minha suspensão para o que estava antes e hoje o nosso carro voava. Adorei».

O dia não foi fácil para o qatari Nasser Al-Attiyah. Depois de ter sido o mais rápido até ao WP2, o piloto do Qatar teve problemas com o seu Hummer nº 300, tendo estado parado  vários minutos poucas centenas de metros depois desse ponto de cronometragem, aparentemente devido a um problema no arrefecimento do seu carro.

O radiador terá perdido o seu líquido, levando a um sobreaquecimento e a uma paragem automática do Hummer. Com o tempo gasto em reparações e reabastecimento do tanque do arrefecimento, o qatari perdeu cerca de 24 minutos.

Comentários

pub