Tavira: Música, dança, presépios e passatempos no Natal, “The Lucky Duckies” no Ano Novo

A Câmara Municipal de Tavira preparou, para a época festiva de Natal, um programa adequado a todas as idades, onde […]

A Câmara Municipal de Tavira preparou, para a época festiva de Natal, um programa adequado a todas as idades, onde se destacam diversos concertos de Natal e uma Passagem de Ano, ao ar livre, na Praça da República, com a atuação de “The Lucky Duckies”.

Música, dança, presépios, atividades para os mais novos e passatempos são algumas das iniciativas que prometem dar cor e alegria ao último mês do ano.

Concertos de Natal e Passagem de Ano

O calendário musical de Dezembro inicia-se com o projeto Música nas Igrejas, no dia 3, pelas 18h00, na Ermida de Santa Ana, com o concerto de guitarra de Rui Martins.

Seguem-se as atuações do Coro da Academia de Música de Tavira (dia 10) e o Coro de Amigos do Museu de São Brás de Alportel (dia 17), ambos na Ermida de São Sebastião, pelas 18h00, numa organização conjunta da Academia de Música de Tavira e da Câmara Municipal.

A Academia de Música tem previsto, ainda, no dia 16, pelas 21h00, na Ermida de São Sebastião, uma Audição de Natal, seguindo-se, no dia 18, pela mesma hora, na Igreja da Misericórdia, um concerto de beneficência, o qual resulta da vontade conjunta de mais três entidades (Associação Internacional de Paremiologia, Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Tavira e Rotary Club de Tavira).

O Festival de Bandas Civis “Cidade de Tavira”, promovido pela Sociedade da Banda de Tavira, no dia 4, pelas 15h00, no Cine-Teatro António Pinheiro, é já uma presença assídua na programação de Dezembro, assim como o concerto de Natal da Banda Musical de Tavira, no dia 17 de Dezembro, pelas 21h00, na Igreja Matriz de Santa Catarina da Fonte do Bispo.

Também o “Outonalidades, Tavira 2011”, projcto dinamizado pela Casa do Povo de Santo Estêvão (CPSE) com o apoio da edilidade, tem agendado para dia 3, pelas 22h30, no espaço polivalente da CPSE, o concerto de Aló Django.

Mas as novidades incidem sobre o dia 17, pelas 21h30, na Igreja do Carmo, com o concerto de Natal pelo Grupo Coral de Tavira e o Coro de Câmara de Lisboa, assim como no dia 23, pelas 18h00, na Igreja da Misericórdia, onde terá lugar, o Natal Tradicional | Natal Jazz com Filipa Pais e João Paulo Esteves Silva.

Na noite de 31 para 1 a festa decorre, na Praça da República, com a atuação de “The Lucky Duckies”, pelas 23h00, seguida do espetáculo piromusical, pelas 00h00, e, mais tarde, pelas 02h30, DJ Viriato Muata com os dançarinos Angel e Eliana dão as boas-vindas ao novo ano.

O 1º de Janeiro fica marcado pelo concerto de Ano Novo interpretado por Ensemble Bonne Corde, na Igreja do Carmo, pelas 17h00.

Dança Contemporânea

Também a dança contemporânea marca presença no calendário de festas. No âmbito do Movimenta-te  Trajetórias de Programação Cultural realiza-se, nos dias 3 e 4, pelas 21h30 e 18h30, respetivamente, no Parque de Feiras e Exposições, o espetáculo “Vale”, de Madalena Victorino, com música de Carlos Bica.

Trata-se de um conceito diferente que reúne oito bailarinos, seis músicos e um grupo de, aproximadamente, 50 pessoas, de todas as idades, num mesmo palco.

Férias de Natal em Família

Mas Dezembro não vive só de música e dança, o Museu Municipal de Tavira-Palácio da Galeria a pensar nos jovens e nas famílias preparou, no âmbito das exposições “Fotografar. A Família Andrade, olhares sobre Tavira” e “Zona Letal, Espaço Vital, Obras da Coleção da Caixa Geral de Depósitos”, o projeto Férias de Natal em Família.

“Coleção de Sapatos” (dia 20, 10h00 – 12h00), a “Camera Obscura” (dia 21, 10h00 – 12h00), o “Postal Original” (dia 22, 15h00 – 17h00), a oficina “Passo-a-passo: a fotografia e a família Andrade” (dia 27, 10h00 – 12h00) e o ateliê “Gravação e exercício de Luísa Cunha” (28, 10h00 – 12h00) são as ações agendadas para este período.

Natal da Baixa de Tavira

Também a Associação para o Desenvolvimento Integrado da Baixa de Tavira (UAC) pretendeu assinalar esta quadra. Para isso delineou uma programação que integra diferentes iniciativas, designadamente, o Grande Passatempo de Natal da Baixa de Tavira (de 8 de Dezembro a 6 de Janeiro), o Presépio Vivo na Casa André Pilarte (de 8 de Dezembro a 6 de Janeiro, 10h00 – 18h00), um insuflável para crianças junto à Casa André Pilarte (08, 22, 23 e 24, 10h00- 13h00 | 15h00 – 17h00), animação de rua com Pai Natal, Mãe Natal e Duende em monociclo (08, 10, 17, 22 e 23, 10h00 – 13h00).

Presépio dos Bombeiros Municipais

Mais de mil figuras, entre musgo, areia, pedras e cursos de água dão vida ao maior presépio do concelho, construído pelos Bombeiros Municipais de Tavira. Esta iniciativa poderá ser visitada, durante, todo o dia, todos os dias da semana. Desta forma a corporação dos Bombeiros Municipais abre as portas do seu quartel e convida todos os munícipes e visitantes a conhecer aquele que já é considerado um presépio de referência.

Eventos desportivos

A nível desportivo estão programados alguns eventos que prometem dar um colorido diferente ao tradicional Natal, entre os quais se destaca, no dia 10, o Festival de Natal de Patinagem Artística, no Pavilhão Municipal Dr. Eduardo Mansinho, assim como aos XIX Campeonatos Internacionais de Portugal de Ténis de Mesa, de 16 a 18, no mesmo local.

Outras ações estão previstas para Dezembro como a Feira “O Nosso Natal” da Associação de Artes e Sabores de Tavira (dia 09, 11h00-18h00, no Mercado da Ribeira), as festas nas escolas e nos infantários, os convívios seniores e as festividades um pouco por todas as freguesias.

Dia de Reis

A programação encerra com o concerto de Reis pela Orquestra do Algarve, no dia 7 de Janeiro, pelas 21h30, na Igreja do Carmo, e com mais uma edição do já tradicional Festival de Charolas “Cidade de Tavira”, no dia 8 de Janeiro, pelas 15h00, no Cine-Teatro António Pinheiro.

 

 

Comentários

pub