Passagem do ano no Algarve com muita animação, apesar da crise

A aposta não é tão forte como num passado recente, mas a passagem do ano volta a ser sinónimo de […]

A aposta não é tão forte como num passado recente, mas a passagem do ano volta a ser sinónimo de espetáculos e eventos bem apelativos, muitos dos quais de entrada livre, em diversas cidades algarvias. Os nomes de Aurea, que estará em Albufeira, e do cubano Baby Lores, em Monte Gordo, são os mais sonantes, mas haverá outros municípios a dar festa aos locais e visitantes.

Numa altura de crise, não se podem deixar de notar cortes no orçamento para a festa de ano novo. Mas, numa região turística como o Algarve, não se pode deixar cair totalmente o investimento. E houve mesmo empresários do turismo que pagaram para ver festas animadas nos concelhos onde operam.

Em Albufeira, o programa da passagem do ano é financiado, em parte, por 70 empresários locais. Desta forma, além do concerto da cantora portuguesa, que tem provado ter grande poder de atração de público, também será possível lançar um breve fogo-de-artifício na Praia dos Pescadores.

A autarquia de Vila Real de Santo António também não quis deixar que a crise afetasse um dos momentos do ano mais emblemáticos para o turismo local, principalmente para a localidade de Monte Gordo.

Aqui, a festa foi de dois dias e ontem atuou Paulo Gonzo. Para a noite de passagem de ano, está reservada a atuação de Baby Lores e de DJs, que animarão os foliões até altas horas da madrugada. Os artistas que darão seguimento à animação, já no primeiro dia de 2012, serão «Rosabrava by Guadiprod» e dj RA.

Vila Real aposta ainda num programa paralelo na cidade que lhe serve de capital. A formação «Grab it Band» atua esta noite na Praça Marquês de Pombal, a partir das 22h30.

Em Faro, também haverá festa na rua, com a banda «Dixie Boys» a abrir o programa no Jardim Manuel Bívar. À meia-noite será lançado fogo de artifício e a festa segue com o grupo «The Stone Covers Band»e com os DJ Jossa e Swich.

No Calçadão de Quarteira, concelho de Loulé, repete-se a fórmula: música, fogo de artificio e depois mais música. O quarteto «Fora d’Horas» vai ser o responsável pela música e apenas fará uma pausa para que se lance fogo de artifício com acompanhamento musical, à meia-noite.

Já em Portimão, que noutros anos se destacou por fortes investimentos, vai apenas promover um fogo-de-artifício à meia-noite, num esforço para conter despesas.

Em Lagos, os últimos dias têm sido de festa e para esta noite está previsto o lançamento de fogo de artifício na Avenida dos Descobrimentos.

Em Tavira, a festa concentra-se na Praça da República, onde atuará a banda «The Lucky Duckies». Na hora de virar o ano, será promovido um espetáculo piromusical sobre as águas do rio Gilão. A noite acaba com a atuação do DJ Viriato Muata com os dançarinos Angel e Eliana. A lojas, bares e restaurantes situados na baixa da cidade de Tavira, incluindo as esplanadas, estão autorizados a funcionar até às 4h00 do dia 1 de janeiro.

Nem só com folia se faz o Ano Novo

O dia de Ano Novo também volta a ser sinónimo de música erudita. Vários municípios algarvios apostam em concertos de Ano Novo, no primeiro dia de 2012. Bons exemplos são Loulé e Olhão, onde a Orquestra do Algarve vai realizar os primeiros concertos do próximo ano e estrear uma peça de Anne Victorino d’Almeida.

Ambos os concertos terão lugar amanhã, primeiro no Cine-teatro Louletano, às 17 horas, e mais tarde no Auditório de Olhão, às 21h30.

Em Tavira, também haverá um concerto no dia 1 de Janeiro, pelas 17 horas, na Igreja do Carmo. A formação «Ensemble Bonne Corde» será a responsável pelo espetáculo.

Comentários

pub