Tempo assinala 3º aniversário com concerto de Melech Mechaya

O Encontro de Coros, o Harlem Gospel Choir, Melech Mechaya, uma peça de teatro de marionetas, Orquestra do Algarve, Sociedade […]

O Encontro de Coros, o Harlem Gospel Choir, Melech Mechaya, uma peça de teatro de marionetas, Orquestra do Algarve, Sociedade Filarmónica Portimonense e dança com o Russian Classical Ballet são os protagonistas de dezembro, o mês em que o Teatro Municipal de Portimão (Tempo) comemora o seu terceiro aniversário.

Logo no início do mês, dias 3 e 4 de dezembro, o Tempo acolhe o XVIII Encontro de Coros de Portimão, organizado pelo Grupo Coral Adágio, que, este ano, tem como tema a ligação entre a música e o cinema.

O programa inclui uma conferência proferida por Anabela Moutinho e as apresentações do Orfeon Académico de Coimbra, do Grupo Coral Atlântico de Sines e dos grupos infanto-juvenil e adulto do Coral Adágio.

Harlem Gospel Choir, a mais famosa formação gospel da América, que esgotou os concertos de Lisboa e Porto no ano passado, está de regresso a Portugal, com escala no Tempo, para apresentar o novo espetáculo de Natal dedicado a toda a família, no dia 8 de dezembro, às 21h30. Será no Grande Auditório e os bilhetes custam entre 23 e 25 euros.

No dia 10 de dezembro, às 21h30, e para assinalar o terceiro aniversário deste equipamento, o Grande Auditório será palco do concerto de Melech Mechaya, uma banda portuguesa de música Klezmer sediada em Lisboa e Almada, considerada como a primeira e mais proeminente do género em Portugal.

Atingiram a notoriedade devido aos seus festivos concertos e contagiante sonoridade Klezmer, inspirada ainda pelas músicas cigana, árabe e balcânica, bem como pelo Fado e Tango.

Na estrada desde 2007, a banda teve já uma passagem memorável pelo Café-concerto do Tempo em 2009. Os bilhetes custam cinco euros.

No mesmo dia, mas às 15h00, decorre “O Outro Lado Do Espetáculo”, uma iniciativa dirigida a crianças com mais de oito anos e suas famílias, cujo objetivo é dar a conhecer os trabalhos de montagem, ensaios de som e luz, os espaços invisíveis e toda a atividade dos bastidores de um concerto.

Através de uma visita guiada, poderão ser vistos diversos espaços do teatro, como plateia, palco ou camarins, por exemplo, havendo também lugar a uma conversa com a banda sobre a preparação do concerto. O preço é de 2,50 euros, sendo o limite máximo de 25 participantes.

Nos dias 13 e 14, às 10h00 e 14h00 (para escolas) e 17 de Dezembro, às 16h00 (para famílias), a Oficina do Espetador apresenta “Uma Noite”, uma peça de teatro de marionetas criada por duas artistas locais a partir do clássico da literatura “As mil e uma noites”, que conta a história de Xerazade e do rei Xariar e de como através das muitas histórias – contos oriundos dos vários cantos do Médio Oriente – Xerazade conseguiu escapar à morte fazendo com que o rei se apaixonasse por ela.

Os bilhetes custam 2,50 euros para crianças dos 3 aos 6 anos, e 5 euros para o restante público.

Com a época natalícia chegam a todas as cidades inúmeros concertos de Natal. Para celebrar esta data, a Orquestra do Algarve, dirigida pelo maestro Sérgio Alapont, interpretará, no dia 17 de dezembro, às 21h30, no Grande Auditório, obras de dois compositores de renome: Anton Webern e Beethoven. Os bilhetes custam 10 euros, com descontos.

No dia 18, às 16h00, também no Grande Auditório, será dado ênfase a uma das mais tradicionais formas de cultura popular, através do concerto de Natal da Sociedade Filarmónica Portimonense.

Dirigida pelo Maestro Rogério Marques, a SFP é constituída por 50 músicos e tem apresentado o seu trabalho por todo o país, representando a cidade de Portimão e a Região do Algarve em diversos eventos. A entrada é livre.

O mês termina com o espetáculo de dança “A Bela Adormecida” protagonizado pelo Russian Classical Ballet no dia 23 de dezembro, às 21h30, no Grande Auditório.

Com música de Pyotr Ilich Tchaikovsky e coreografia de Marius Petita, baseia-se no conto de Charles Perrault e é considerado um dos bailados que maior interesse desperta junto do público. Os bilhetes custam 25 euros para a plateia e 23 para o balcão.

Os bilhetes podem ser adquiridos na bilheteira do Tempo de terça a sábado, das 14h00 às 19h00, e em dias de espetáculo, das 14h00 às 21h30. Para mais informações ou reservas, contactar a bilheteira do TEMPO através dos contactos 282 402 475 / 961 579 917 ou através do seguinte sítio na Internet: www.teatromunicipaldeportimao.pt.

Comentários

pub