Exercício distrital «Algarve Fire 2011» decorreu em Silves

Algarve Fire 2011 é o nome do Exercício Distrital realizado na manhã desta quarta-feira, na Herdade do Bom Homem, no […]

Algarve Fire 2011 é o nome do Exercício Distrital realizado na manhã desta quarta-feira, na Herdade do Bom Homem, no concelho de Silves.

Esta ação, que envolveu cerca de oito dezenas de operacionais, teve como finalidade o treino do sistema de comando, tático e de manobra no quadro de uma intervenção de combate a incêndios florestais, através da mobilização de todos os meios que normalmente são utilizados.

A operação, planeada e conduzida pelo CDOS de Faro, em articulação como CNOS, contou com a participação e o envolvimento da GNR – Grupo de Intervenção e Proteção e Socorro (GIPS) e Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), de diversos Corpos de Bombeiros do distrito de Faro (Albufeira, Lagoa, Lagos, Monchique, Portimão, SB Messines e Silves), da Autoridade Florestal Nacional, da Equipa de Sapadores Florestais (ESF), da Força Especial de Bombeiros (FEB), da Cruz Vermelha Portuguesa e do Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC) da Câmara Municipal de Silves.

Este exercício teve início pelas 10h50, com o alerta dado pela Torre de Vigia da Picota onde foi comunicado o avistamento de uma coluna de fumo.

A partir daqui, e após constatação por parte dos Bombeiros de que a evolução do incêndio atingiu uma grande intensidade, não conseguindo ser dominado, passou-se a uma fase de ataque ampliado, que envolveu um reforço do ataque com a mobilização de uma equipa de posto de comando e reforço dos meios terrestres para o teatro de operações, traduzida na intervenção de diversos meios, recursos e equipas que constituem o Grupo de Combate a Incêndios Florestais e do recurso a uma máquina de rasto.

O Centro de Operações de Socorro deu o incêndio por dominado por volta das 13h05, procedendo ao envio de notificação para o Comando Operacional Distrital e ATA Florestal do concelho de Silves, tendo o exercício terminado às 13h28.

Para além do treino operacional, o Algarve Fire 2011 permitiu também exercitar o planeamento e a condução de um exercício de âmbito distrital por parte do CDOS de Faro da ANPC.

Permitiu ainda treinar a articulação operacional entre o CDOS, os Agentes de Proteção Civil intervenientes, as Entidades Cooperantes, Comandante Operacional Municipal e o SMPC de Silves, bem como a capacidade de resposta do SMPC de Silves, assim como testar a estrutura de comando e controlo e a arquitetura dos sistemas de comando, comunicações e apoio à decisão.

Esta demonstração contou com a participação, na qualidade de observadores, de diversos peritos, três de nacionalidade norueguesa integrados no âmbito do Sistema para a Troca de Peritos – que visa promover oportunidades de formação e troca de experiências para peritos na área da proteção civil – assim como de outros técnicos provenientes de países como o Chipre, Espanha, Grécia, França e Itália, presentes no âmbito do projeto Interreg PROTECT.

Comentários

pub