Algarve Historic Festival arranca hoje no Autódromo de Portimão

O terceiro Algarve Historic Festival (AHF), um dos quatro maiores na Europa continental, arranca esta quinta-feira no Autódromo Internacional do […]

O terceiro Algarve Historic Festival (AHF), um dos quatro maiores na Europa continental, arranca esta quinta-feira no Autódromo Internacional do Algarve (AIA) e traz a Portugal pela primeira vez os carros Grupo C dos anos 80 que competiram em Le Mans, e as Fórmulas 2 e 3 clássicas que correram pela última vez há mais de 30 anos.

A par do Mundial de Formula 1 Históricos, estas serão as corridas mais significativas do evento. Outra grande atração será o encontro anual do Clube dos Ex-Pilotos de Fórmula 1, que permitirá ao público e aos demais pilotos conviver com grandes estrelas do automobilismo mundial, como a italiana Maria Teresa de Filippis, primeira mulher na Formula 1, Mário de Araújo Cabral que vai reencontrar o carro com que correu em Monza, em 1964, um ATS de grande história para o automobilismo, Richard Attwood (vencedor de Le Mans), Tony Brooks, Nani Galli, entre muitos outros.

Estes são uns dos maiores pontos de interesse deste evento que terá carros das décadas de 1920 a 1990, em 13 grelhas de partida para 21 corridas. Será um museu vivo e dinâmico de 20 categorias de carros.

O AHF mostra a história do automóvel com a beleza das grandes máquinas do passado distante ou próximo, desde um Bentley 3 litre Blower de 1923 ou um JAP Morgan de 1929 de três rodas movido por um motor circular, Jaguar ou Aston Martin dos anos 1950, até aos carros das 24 Horas de Le Mans, como os imbatíveis Mercedes C11, Jaguar XJR11, Lancia LC2 ou Porsche .

Mais de 260 inscritos com carros a ultrapassar as três centenas entre mais de 500 pilotos de 23 nacionalidades distintas. O programa oficial contempla quinta-feira, dia 20, para treinos livres, treinos cronometrados no dia seguinte, e no fim-de-semana, 22 e 23, as corridas e os desfiles beneficentes a favor do Banco Alimentar, com destaque para o desfile de domingo das lendas da Fórmula 1.

Em suma: um festival com inúmeros atrativos que marcam a maior prova de automobilismo histórico da Península Ibérica.

Bilhetes a partir de 5 euros à venda na loja do AIA ou no site: www.autodromodoalgarve.com

 

Comentários

pub
pub