Alaúde de Hopkinson Smith vai ouvir-se no Convento de Santo António

O norte-americano Hopkinson Smith vai estar este sábado, dia 1, às 21h30, no Convento de Santo António, em Loulé, para […]

O norte-americano Hopkinson Smith vai estar este sábado, dia 1, às 21h30, no Convento de Santo António, em Loulé, para mais um concerto integrado no XIII Encontro de Música Antiga de Loulé. 

Neste espetáculo, um dos mais virtuosos alaúdistas da atualidade apresenta “Arco-Íris Renascentista”, com um repertório de música iItaliana e inglesa para alaúde. 

A entrada é livre. 

Nascidoem Nova Yorkem 1946, Hopkinson Smith formou-se em Música, em Harvard, em 1972, com Menção Honrosa. 

No ano seguinte, veio estudar para a Europa, com Emilio Pujol, na Catalunha, e Eugen Dombois, na Suíça. Envolveu-se então em vários projetos de música câmara, nomeadamente na fundação do ensemble Hespèrion XX. 

Desde meados da década de 80, concentrou-se quase exclusivamente no repertório a solo para instrumentos antigos, apresentando músicas com características da música espanhola para viola e guitarra barroca, música francesa do Renascimento e do Barroco para alaúde, música italiana do início do século 17 e música alemã do Alto Barroco.

A gravação dos arranjos para alaúde das Sonatas e Partitas para violino de Bach, lançada no ano de 2000, foi aclamada pela imprensa. A revista “Gramophone” chamou-lhe “a melhor gravação das obras em qualquer instrumento”. 

Mais recentemente, uma gravação em alaúde renascentista com trabalhos publicados por Pierre Attaingnant foi premiada com um “Diapason d’Or” e foi chamada de “soberba” pelo “Le Monde”. Estes são alguns dos prémios e distinções que Hopkinson já recebeu. 

Hopkinson Smith já realizou apresentações e deu aulas de mestradoem toda Europaoriental e ocidental, América do Norte e do Sul, Austrália, Coreia e Japão, às vezes combinando o estilo de vida de um eremita com a de um cigano.

Comentários

pub