São Bartolomeu de Messines ensina a preservar trajes tradicionais

O Museu do Traje e das Tradições de São Bartolomeu de Messines acolhe, no dia 24 de setembro, o Workshop em Manutenção, […]

O Museu do Traje e das Tradições de São Bartolomeu de Messines acolhe, no dia 24 de setembro, o Workshop em Manutenção, Preservação e Recuperação de Trajes Tradicionais.

A iniciativa, promovida pela Fundação INATEL com o apoio da Câmara Municipal de Silves, tem uma duração total de 7 horas (das 9h30 às 13h00 e das 14h30 às 18h00), sendo lecionada por Madalena Farrajota (vertente teórica e histórica) e por Esmeralda da Silva (vertente prática).

O objetivo é “sensibilizar as associações culturais, em especial os ranchos folclóricos e os grupos etnográficos, para aspetos relacionados com as práticas de manuseamento, acondicionamento e conservação das peças de vestuário antigo que fazem parte dos seus acervos, privilegiando o valor simbólico e histórico dos trajes”, refere a Câmara de Silves em nota de imprensa. Outra das inteções é dar a conhecer a aplicação de técnicas de conservação e de restauro têxtil destas peças que são testemunhos da diferenciação social e de processos de confeção artesanais.

Segundo a autarquia, a Fundação INATEL tem desenvolvido um trabalho meritório na área da criação e fruição cultural, através de ações que contribuem para a valorização de diversas atividades amadoras e tradicionais, como a música, o teatro e a etnografia.

Estas atividades têm sido realizadas a nível nacional, em cooperação com associações e colectividades locais filiadas, tendo sido considerado pela Fundação, a realização deste Workshop no Museu do Traje e das Tradições, equipamento cultural do Município de Silves, pelo seu vasto património material e imaterial, prestando, desta forma, um contributo prático e pedagógico à região.

Comentários

pub