Porto de Sines junta-se ao Canal de Suez para aumentar oportunidades de negócio

Porto de Sines quer afirmar-se como principal porto português no grande hub da costa atlântica e porto de entrada do Atlântico na Península Ibérica e na Europa

A Administração dos Portos de Sines e de Algarve (APS) assinou na quarta-feira um memorando de entendimento com a Zona Económica do Canal do Suez, «que visa estreitar as relações entre duas interfaces logísticas e portuárias de dimensão global».

Este acordo, celebrado no Ministério do Mar, em Lisboa, irá potenciar «o posicionamento do Porto de Sines como principal porto português no grande hub da costa atlântica e porto de entrada do Atlântico na Península Ibérica e na Europa, nomeadamente nos intensos tráfegos Este-Oeste via-Canal do Suez», segundo a APS.

Com este memorando de entendimento, «as duas entidades reconhecem o interesse mútuo em estabelecer uma relação de parceria e cooperação para o desenvolvimento económico mútuo, tanto no aumento de oportunidades de negócios e volumes para o Porto de Sines, assim como no aumento do tráfego através do Canal de Suez».

«Com quatro áreas industriais e seis portos, a Zona Económica do Canal do Suez está localizada na encruzilhada entre África, Europa e Ásia, ocupando 461 km2 ao longo das margens do recém-expandido Canal de Suez, com posição geográfica estratégica na principal rota comercial entre a Europa e a Ásia. Desempenha um papel fundamental no comércio mundial e promete reforçar a sua importância com o desenvolvimento de projetos como a mega iniciativa chinesa Belt and Road», enquadraram os responsáveis pelos portos de Sines e do Algarve.

Antes da cerimónia de assinatura do documento, que foi presidida pela ministra do Mar Ana Paula Vitorino, a comitiva do Canal de Suez visitou o Porto de Sines, «com o objetivo de aprofundar o conhecimento sobre esta infraestrutura portuária».

Comentários

pub