Empreendedorismo e artes vão estar de mãos dadas na Beta Talk Portimão de Maio

O espírito empreendedor e as artes vão marcar encontro na Beta Talk Portimão, que vai ter lugar na quarta-feira, dia […]

O espírito empreendedor e as artes vão marcar encontro na Beta Talk Portimão, que vai ter lugar na quarta-feira, dia 16 de Maio, às 19h00, no Café Concerto do TEMPO – Teatro Municipal de Portimão. Este mês, as convidadas são Sandra e Raquel Lobo, fundadoras do atelier Everlight, e Beatriz Cardoso, fundadora do projeto Talanti, duas empresas em que a arte e os talentos ocupam um lugar central.

O atelier Everlight, de Faro, explora o nicho da fotografia infantil e familiar. Já a Talanti, de Lagos, é uma empresa que faz a ponte entre artistas e clientes que queiram dar presentes únicos e bem originais.

Em Maio, a Beta Talk também acontece fora de portas, neste caso nos trilhos do interior do concelho de Portimão. No domingo, dia 13, vai decorrer uma caminhada Beta Talk, dinamizada pela Zen Trekk, uma das empresas convidadas para a edição de Janeiro deste evento de divulgação do empreendedorismo.

Segundo Carlos Glória, o fundador da Zen Trekk, aqueles que participarem no passeio, vão ser levados através de «um percurso lindíssimo», por entre «paisagens deslumbrantes» e passando por «riachos, lagos, montes e vales, árvores, arbustos, flores, terra e pedras».

Aqueles que se inscreveram na Beta Talk de Janeiro são, agora, convidados a juntar-se a esta caminhada.

Três dias depois, será dada a oportunidade às fundadoras da Everlight e da Talanti de falarem dos seus projetos.

Sandra e Raquel Lobo, da Everlight, são mãe e filha. A mãe, Sandra Lobo tem 43 anos de idade, nasceu em Angola, viveu na Venezuela, mas foi em Faro que fez a sua vida. Apesar de ser formada em Turismo, foi na área das artes que se sentiu realizada. O seu maior sonho sempre foi ser mãe, por isso aos 21 anos casou e constitui uma família numerosa. «Os seus 4 filhos são o seu maior projeto e realização, mas havia um outro sonho», segundo a Câmara de Portimão, que organiza localmente a Beta Talk.

«Sem nunca deixar a sua missão de mãe a tempo inteiro e de apoiar o marido na gestão da sua empresa, passa a ter como hobby retratar os seus filhos e amigos através da fotografia. Aos poucos foi desenvolvendo a sua formação na área e passa a ser requisitada para trabalhos o que a leva a fundar em 2007 a Sandra Lobo Photography e, iniciar aquela que viria ser uma forte aposta na fotografia infantil e familiar», descreve a autarquia.

A Raquel Lobo é a filha mais velha de Sandra, que também se deixou contagiar pelo “bichinho” da arte da fotografia. Raquel teve formação na área de multimédia, com posterior especialização na área da fotografia infantil. Em 2017, mãe e filha deram vida ao seu sonho e abriram o atelier Everlight Sandra e Raquel Lobo, em Faro.

Este espaço «é muito mais do que um estúdio fotográfico», sendo, igualmente, «um centro de partilha de experiências ligadas à maternidade e à fotografia, que se diferencia pelo leque variado e inovador de serviços e parcerias estabelecidas».

Pelo caminho já foram distinguidas com vários prémios, nomeadamente o Baby Photo Awards 2016.

Beatriz Cardoso tem 34 anos e é de Lisboa. Além de ter tirado uma Licenciatura em Gestão no ISCTE, fez Eramus em Barcelona, frequentou a Summer School em Praga e fez o Programa Contacto em Estocolmo. «Todas estas vivências internacionais acabaram por levar a que as experiências profissionais fossem também elas bastante variadas, desde a área Comercial, Marketing, Turismo e Recursos Humanos», descreve a autarquia portimonense.

Depois de oito anos a trabalhar em ambiente corporativo, muito desse tempo a fazer a ponte entre Portugal e Angola, a decisão de mudar de vida apareceu. Depois de um período de alguns meses a fazer voluntariado ecológico pelo nosso Portugal, Beatriz Cardoso ficou com «a certeza de que tinha de deixar Lisboa». Seguiu-se a decisão de criar um projeto próprio e tudo acabou por tomar forma em Lagos, para onde veio viver em Setembro de 2016.

Em Abril de 2017 surge a Talanti, «uma plataforma que permite oferecer presentes diferentes, fazendo a ponte entre clientes e artistas para que estes possam transformar ideias em presentes personalizados e extraordinários».

Mais do que um evento com data e hora marcada (sempre a 16 de cada mês, ao final da tarde), a Beta Talk de Portimão tornou-se desde Julho de 2012 num ponto de encontro para gente empreendedora e um movimento inspirador, promovendo no ambiente informal e descontraído do Café Concerto do TEMPO – Teatro Municipal de Portimão os contactos e a partilha de experiências.

A entrada como é habitual na Beta Talk Portimão é livre mas sujeita a inscrição prévia, que deve ser feita online. O wine-break é por conta de quem vem, pelo que os participantes são convidados a trazer vinho (ou sumo) e snacks para partilhar.

A Beta Talk é uma iniciativa promovida pela Beta-i – Associação para a Promoção do Empreendedorismo e da Inovação e tem organização local a cargo da Câmara Municipal de Portimão, contando com a parceria media do Sul Informação e a colaboração da Escola Secundária Poeta António Aleixo, ao nível do Curso de Multimédia, que assegura a cobertura fotográfica.

O apoio também surge da Universidade do Algarve, através do CRIA – Centro Regional de Inovação do Algarve/Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia, da ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários, da NERA – Associação Empresarial da Região do Algarve, da rádio universitária RUA FM, da APGICO – Associação Portuguesa de Criatividade e Inovação, do GAIM – Gabinete Académico de Investigação e Marketing e da Inesting, além da página Algarve Emprego em termos da divulgação.

Comentários

pub