FIMA faz homenagem a Beethoven com violinista Pedro Meireles no lugar do maestro

O violinista Pedro Meireles assumirá o lugar do maestro no concerto “Beethoven!”, pela Orquestra Clássica do Sul, no qual será […]

O violinista Pedro Meireles assumirá o lugar do maestro no concerto “Beethoven!”, pela Orquestra Clássica do Sul, no qual será também o solista convidado. Trata-se do segundo concerto do FIMA – Festival Internacional de Música do Algarve, que terá como palco o Cineteatro de São Brás de Alportel, na sexta-feira, dia 16, às 21h00.

Integrado no ciclo “Grandes Concertos para Violino”, este momento musical irá brindar o público com duas obras-primas de Beethoven: o “Concerto para Violino e Orquestra” e a “Sinfonia nº 7”.

A peça “Concerto para Violino e Orquestra” foi composta em 1806 e apresentada ao público pela primeira vez nesse mesmo ano por Franz Clement, considerado na época um dos mais distintos violinistas da Europa.

A Sétima Sinfonia foi escrita quando Beethoven estava quase completamente surdo, não tendo o seu estado de saúde interferido na sua criatividade e inspiração, ao permitir que o compositor escrevesse nesta complicada fase da sua vida talvez um dos seus trabalhos preferidos.

A conduzir a Orquestra Clássica do Sul, estará o maestro Pedro Meireles, um dos violinistas portugueses de maior prestígio na atualidade e vencedor de inúmeras distinções ao longo da sua carreira, entre os quais o Prémio Marjorie Hayward, o Prémio Mica Comberti, o Sir Arthur Bliss Memorial Prize e o Prémio Jovens Músicos da RTP (com o qual foi galardoado por três vezes).

Os concertos do FIMA – Festival Internacional de Música do Algarve têm lugar nos concelhos de Albufeira, Castro Marim, Faro, Lagoa, Lagos, Loulé, São Brás de Alportel, Silves e Tavira e os bilhetes podem ser adquiridos através da ligação, clicando aqui.

Comentários

pub