Orquestra Clássica do Sul interpreta «grande obras de música de câmara» no Lethes

A Orquestra Clássica do Sul (OCS) vai interpretar «grandes obras de música de câmara» no novo ciclo “Lethes Clássico”, a […]

A Orquestra Clássica do Sul (OCS) vai interpretar «grandes obras de música de câmara» no novo ciclo “Lethes Clássico”, a realizar-se no emblemático teatro de Faro. 

O ciclo de música de câmara “Lethes Clássico” é uma das novidades da temporada deste ano da OCS e contempla quatro concertos que são «uma excelente oportunidade para se escutarem algumas das grandes obras do repertório de Música de Câmara», diz a OCS.

O primeiro concerto, “Grandes Compositores Clássicos”, acontece já na próxima sexta-feira, dia 16 de Fevereiro, às 21h00, com um programa que se centra no estágio maduro de Wolfgang Amadeus Mozart e na fase inicial de Ludwig van Beethoven.

«Ambos interessados em música de câmara, oferecem-nos duas visões diferentes do mesmo conjunto: o quinteto. Mozart propõe um quarteto de cordas ao qual uma viola é adicionada enquanto Beethoven acrescenta um piano ao quarteto clássica», declara Rui Pinheiro, maestro titular da OCS, sobre o concerto de estreia.

Nos concertos do ciclo “Lethes Clássico”, aos músicos da Orquestra Clássica do Sul junta-se a pianista algarvia Joana Vieira Shumova, como solista convidada. Os agrupamentos vão-se apresentar em diferentes formações que vão do trio ao octeto, em ensembles de sopros, de cordas e mistos.

«Abrangendo os diferentes períodos da história da música, desde o Classicismo até ao Modernismo, teremos compositores incontornáveis como Mozart, Beethoven, Schubert, Schumann, Saint-Säens, Debussy e Jean Françaix», declara o maestro Rui Pinheiro.

«Um último concerto será inteiramente dedicado a mulheres compositoras, com obras de Clara Schumann, Amy Beach e Vivian Fine», sublinha.

O concerto de estreia do ciclo “Lethes Clássico” terá lugar na sexta-feira, dia 16 de Fevereiro, seguindo-se os concertos: “Grandes Compositores Românticos”, a 8 de Junho, “Grandes Compositores Franceses”, a 12 de Outubro; e “Grandes Compositoras”, a 9 de Novembro.

Os concertos têm início às 21h00 e os bilhetes custam 6 euros.

Comentários

pub