Câmara de Faro alarga apoios a alunos carenciados ao escalão 4 da Segurança Social

A Câmara de Faro vai incluir o escalão 4 da Segurança Social no escalão B dos apoios sociais da autarquia […]

Crédito: Depositphotos

A Câmara de Faro vai incluir o escalão 4 da Segurança Social no escalão B dos apoios sociais da autarquia a alunos carenciados. A decisão foi tomada esta segunda-feira, dia 19 de Fevereiro, em reunião de Câmara.

A Câmara de Faro explica que, «atendendo à existência de famílias carenciadas a residir no concelho», o município considerou «fundamental alargar este tipo de apoios às crianças oriundas destes agregados familiares, com a inclusão do 4.º escalão da Segurança Social».

A autarquia recorda que, «no âmbito dos protocolos celebrados entre o Município de Faro e os Agrupamentos de Escolas, em cumprimento da lei em vigor, foram atribuídas, no presente ano letivo 2017/2018, verbas para auxílios económicos aos alunos carenciados do concelho que frequentam os estabelecimentos de ensino do 1.º ciclo e de Educação Pré-Escolar, correspondentes a 70 euros para alunos de escalão A e a 35 euros para alunos de escalão B».

Estas verbas são utilizadas para a aquisição de livros e material escolar e no apoio a visitas de estudo e outras atividades. As refeições e lanches escolares são gratuitos para os alunos identificados com escalão A e os alunos com escalão B pagam apenas metade (50%) do valor de cada refeição.

A Câmara de Faro considera que «ajudando quem verdadeiramente precisa, e através de um plano estratégico municipal de apoio à educação coerente e integradora, a autarquia vem reforçar o seu papel no apoio às famílias e no combate ao abandono e insucesso escolar».

Comentários

pub