Semana Cultural vai promover candidatura dos «Lugares de Globalização» à UNESCO

A Semana Cultural «Lugares de Globalização», que vai decorrer em Março próximo, vai ser apresentada no próximo dia 24 de […]

A Semana Cultural «Lugares de Globalização», que vai decorrer em Março próximo, vai ser apresentada no próximo dia 24 de Janeiro, às 14h30, na Fortaleza de Sagres.

Este projeto, aprovado no âmbito de candidatura ao CRESC Algarve 2020, resulta de uma parceria constituída pela Associação Vicentina, Direção Regional de Cultura do Algarve, os Municípios de Lagos, Vila do Bispo, Aljezur, Monchique, Silves e a Região de Turismo do Algarve, e inspira-se no conteúdo da candidatura à Comissão Nacional da UNESCO, com o mesmo nome.

«A Semana Cultural pretende, em torno deste tema, contribuir para afirmar o Algarve enquanto destino cultural, apostando na sua história comum e desenvolver uma cultura de empreendedorismo pela afirmação dos seus valores culturais e patrimoniais», salienta a Vicentina.

A Semana Cultural «Lugares de Globalização» vai decorrer na última semana de Março, nos vários concelhos parceiros do projeto, e a programação engloba diversas atividades, desde seminários, jornadas técnicas e uma programação cultural em rede, em todo o território.

A candidatura «Lugares de Globalização», que tem a ver com a importância dos chamados Descobrimentos, entregue à Comissão Nacional da UNESCO, foi submetida pela Região de Turismo do Algarve, em parceria com a Direção Regional de Cultura e municípios do território alvo.  Isso permite a inscrição desses territórios na Lista Indicativa de Portugal a Património Mundial.

Estes lugares espalham-se por cinco países: Portugal (Lagos, Vila do Bispo, Aljezur, Monchique e Silves, no Algarve, Angra do Heroísmo e Vila do Porto, nos Açores, e ainda Funchal, na Madeira), Espanha (Ceuta), Cabo Verde, Marrocos e Mauritânia.

Trata-se, segundo os promotores da candidatura, de lugares que «fazem parte da memória universal associada ao imaginário de importantes mudanças históricas».

A Semana Cultural «Lugares de Globalização» pretende, em torno deste tema, «contribuir para afirmar o Algarve enquanto destino cultural, apostando na sua história comum, e desenvolver uma cultura de empreendedorismo pela afirmação dos seus valores culturais e patrimoniais».

Pretende ainda «promover a reflexão entre património e turismo, assim como fomentar a diversificação das funções tradicionais do património e cultura, de forma a promover a criação e o fortalecimento de atividades económicas inovadoras, criativas e complementares».

Programa

14h30
Acolhimento aos convidados

15h00
Sessão de Abertura
Aura Fraga Presidente da Associação Vicentina
Desidério Silva Presidente da Região de Turismo do Algarve
Francisco Serra Presidente da CCDR Algarve
Luís Filipe de Castro Mendes Ministro da Cultura (a confirmar)
Ana Mendes Godinho Secretária de Estado do Turismo (a confirmar)
Adelino Soares Presidente da Câmara de Vila do Bispo
Alexandra Gonçalves Diretora Regional de Cultura

15h45
Semana Cultural Lugares de Globalização
Enquadramento histórico e cultural
Direção Regional de Cultura do Algarve

16h00
Apresentação geral do projeto
Objetivos e programação
Associação Vicentina

16h15
Programação Cultural Intermunicipal em Rede
Municípios de Lagos, Vila do Bispo, Aljezur, Monchique e Silves

16h45
Degustação de produtos do Algarve, Açores e Madeira

Comentários

pub