Foi “Pasta… e (isso) Basta” [com fotos]

Tagliatelle, com molho de cavala e sardinha, capelettis, feitos de farinha de kamoka com recheio de batata doce, chouriço e morcela, […]

Tagliatelle, com molho de cavala e sardinha, capelettis, feitos de farinha de kamoka com recheio de batata doce, chouriço e morcela, e tortellis, de queijo paneer indiano… e nabiças portuguesas. Eis a deliciosa ementa do “Pasta e Basta – Um mambo italiano”, à moda algarvia, que começou com casa cheia, esta quinta-feira, 16 de Novembro, na sede do Rancho Folclórico do Rogil (Aljezur). 

Pôr as mãos na massa é no “Pasta e Basta”. O slogan é perfeito para um espetáculo em que são os participantes a fazer as diferentes massas que depois vão comer.

70 pessoas não quiserem perder a oportunidade de estrear o “Pasta e Basta”, num espetáculo memorável. Depois de lavadas as mãos, logo à entrada, os participantes foram divididos em três grupos: um encarregou-se do tagliatellle, o segundo dos capelettis e o último dos tortellis. 

As mãos ficaram sujas de farinha, recheio e ovos, mas isso pouco importou. Os sorrisos nas caras dos participantes foram uma constante, mesmo quando se amassava com esforço, num verdadeiro trabalho de equipa.

Um grandes propósitos do “Pasta & Basta”, que faz parte do “365Algarve”, é promover a interculturalidade, através de pratos que têm quase todo o mundo. Por isso, houve a participação de Ganesh, um jovem nepalês que mora em Aljezur, e Ana Paula, natural de Cabo Verde, que levaram, para a ementa, ingredientes das suas culturas: o queijo paneer e a farinha kamoka.

Mas nem só de comida se fez o espetáculo. Houve dança, por exemplo, e também uma história que foi contada por Giacomo Scalisi e André Amálio, os dois cozinheiros de serviço, sobre um homem condenado à morte…

Para Giacomo Scalisi, um dos responsáveis pela programação do “Lavrar o Mar”, de que faz parte o “Pasta & Basta”, foi «um ótimo arranque». «Correu tudo bem. É bom ter muito público», disse ao repórter do Sul Informação, que também pôs as mãos na massa.

Se ficou com água na boca (literalmente!), fique a saber que há mais exibições marcadas para dia 19 de Novembro, às 19h30, na sede do Rancho do Rogil, mas também para Monchique, dias 30 de Novembro, 1, 2 e 3 de Dezembro, às 19h30, no Parque da Mina. Os bilhetes podem ser comprados aqui.

Também há espetáculos para crianças no dia 19, às 11h30, no Rogil, repetindo-se a 3 de Dezembro, à mesma hora, mas em Monchique. Os bilhetes é que já estão esgotados…

 

Fotos: Pedro Lemos | Sul Informação

Comentários

pub