“Ibericman” desafia triatletas a percorrer 216 quilómetros no Baixo Guadiana e em Espanha

Começa e acaba em Monte Gordo, mas só depois dos participantes no Triatlo “Ibericman” terem percorrido 216 quilómetros a nadar, […]

Começa e acaba em Monte Gordo, mas só depois dos participantes no Triatlo “Ibericman” terem percorrido 216 quilómetros a nadar, a pedalar e a correr, no mar e em terras do Baixo Guadiana, do Alentejo e de Espanha. Esta prova vai disputar-se a 21 de Outubro e testar os atletas que a ela aderirem com um percurso de dificuldade elevada.

Aquela que é «a única prova de longa distância do mundo a unir dois países, segundo a Câmara de Vila Real de Santo António, começa com uma tirada de natação de mar de quatro quilómetros, na Praia de Monte Gordo, marcada para as 7h30.

Logo após saírem da água, os triatletas vão montar em bicicletas e pedalar durante 170 quilómetros até à vizinha Ayamonte, mas pelo caminho longo. O percurso sobe o Algarve, junto ao Guadiana, atravessando Castro Marim e Alcoutim, para chegar a Mértola. Aqui, os ciclistas utilizarão a ponte do Pomarão para entrar em Espanha e descerão em direção à cidade espanhola situada defronte de VRSA.

Chegados à Costa Esury, em Ayamonte, é tempo de largar as bicicletas e correr 42,1 quilómetros, cumprindo um percurso que inclui a travessia da Ponte Internacional do Guadiana, uma passagem por Castro Marim e Vila Real de Santo António, terminando depois na meta instalada no Passeio Marítimo de Monte Gordo.

A V edição do “Ibericman” conta, ainda, com uma prova de meia distância que decorrerá apenas em solo português, com 1,9 km de natação, 90 km de ciclismo e 21,1 km de corrida.

«Prevê-se que o primeiro atleta a chegar à meta cumpra os 216 quilómetros oito horas depois da partida, ou seja, perto das 15h15. Tendo em consideração a dureza do desafio, a meta estará aberta até às 01h30 do dia 22 de outubro, onde os participantes se converterão em finalistas desta autêntica prova de fogo», segundo a Câmara de VRSA.

O Triatlo «Ibericman» é organizado pelo Club Deportivo Iberman e conta com a colaboração da Câmara vila-realense e da Federação de Triatlo de Portugal.

Segundo a autarquia, os municípios da Eurocidade do Guadiana (Vila Real de Santo António, Castro Marim e Ayamonte) querem transformar este território «na capital internacional do triatlo».

«Para atingir este objetivo, as localidades fronteiriças estão a desenvolver um conjunto regular de competições de média e longa distância, cujos percursos incluem a travessia da fronteira do Guadiana, internacionalizando o triatlo», ilustrou a Câmara de Vila Real de Santo António.

Comentários

pub