Hoje a Lua vai dar uma dentadinha no Sol

A Lua vai hoje, 21 de Agosto, dar uma dentadinha no Sol. Trata-se de um eclipse solar que, em Portugal […]

Simulação do máximo do eclipse parcial do sol neste dia 21 de Agosto, tal como poderá ser observado no Funchal – Fonte: Ciência na Imprensa Regional

A Lua vai hoje, 21 de Agosto, dar uma dentadinha no Sol. Trata-se de um eclipse solar que, em Portugal Continental, será apenas parcial e começa às 19h44. O Algarve é a melhor região do continente para ver este fenómeno astronómico.

O eclipse será total na parte central dos EUA, mas será visível como parcial na América do Norte, numa boa parte da América do Sul (por exemplo, no Norte do Brasil) e no Atlântico Norte.

Nos Açores, a Lua começa a tapar o Sol por volta das 18h35 (hora local), com pouco menos de 28% da superfície solar oculta às 19h25, terminando por volta das 20h12 (pouco antes do anoitecer).

Na parte Oeste do Norte de África e na Península Ibérica, o eclipse será também parcial, mas não será possível observar o final, que ocorre depois do pôr-do-sol.

Quanto ao território nacional, quanto mais para Sul, maior será a percentagem do Sol oculta.

As horas de início e máximo são semelhantes em todo o Continente. O eclipse começa por volta das 19h44 (hora legal), e durante o máximo, que ocorre pelas 20h20, em Bragança a Lua tapa 14% da superfície solar, no Porto pouco ultrapassa os 15%, em Lisboa chega aos 19%, enquanto em Faro alcança quase 22% da superfície solar oculta.

O melhor local de Portugal para observar este eclipse será a Região Autónoma da Madeira, com o eclipse a começar pelas 19h48, alcançando uma ocultação de cerca de 33%, às 20h35.

Comentários

pub