Obras na Ponte Internacional sobre o Guadiana são pagas por Portugal e Espanha

A Ponte Internacional sobre o Rio Guadiana vai sofrer obras de requalificação, que custam 9,3 milhões de euros e serão […]

A Ponte Internacional sobre o Rio Guadiana vai sofrer obras de requalificação, que custam 9,3 milhões de euros e serão pagas por Portugal e Espanha, anunciou esta quinta-feira, 1 de Junho, a empresa Infraestruturas de Portugal (IP).

A empreitada será apresentada na segunda-feira, 5 de Junho, na praça de portagem da A22, em Castro Marim, no sentido Portugal/Espanha, e contará com a presença de Pedro Marques, ministro do Planeamento e das Infraestruturas de Portugal, e de Íñigo de la Serna Hernáiz, ministro do Fomento do Governo de Espanha.

Para esta obra, por se tratar de uma Ponte Internacional, foi estabelecido um Convénio entre Portugal e Espanha, que define as condições para financiamento, contratação, conservação e acompanhamento, e que será repartido, em partes iguais, pelos dois países.

Com um prazo de execução máximo de 525 dias, no âmbito da obra serão realizados «trabalhos de pavimentação, de tratamento dos passeios, guarda-corpos e guardas de segurança, de reabilitação do sistema de tirantes e de implantação de medidas de segurança para a sua proteção», diz a IP.

A estas juntam-se «a reparação dos elementos de betão armado, a beneficiação e/ou substituição de aparelhos de apoio, juntas e outros elementos de segurança, a reabilitação dos sistemas de iluminação e sinalização da área fluvial bem como da iluminação decorativa da Ponte, o reforço e readequação da sinalização rodoviária, a implantação de um sistema de sinalização variável e a instalação de novos sistemas de Monitorização da Ponte.

Devido ao facto de esta ser «uma das principais entradas no nosso país», segundo a Infraestruturas de Portugal, estão já definidos quatro períodos em que «todas as vias estarão sempre livres para a circulação do tráfego», ou seja, não haverá quaisquer obras a decorrer: 15 de Julho a 15 de Setembro, 17 de Dezembro a Janeiro, 24 de Março a 8 de Abril e 15 de Julho a 15 Setembro do próximo ano.

«Durante a execução da empreitada não haverá necessidade de proceder ao corte total do tráfego rodoviário, apenas decorrerão períodos em que estará implementada a supressão alternada de uma via em cada um dos sentidos», diz a IP.

Passados mais de 25 anos após a construção «é necessário proceder a uma intervenção mais profunda de reabilitação e reforço estrutural na Ponte», acrescenta.

«A concretização desta obra, que agora terá inicio, irá assegurar melhores condições de circulação e conforto aos milhares de automobilistas que diariamente cruzam a fronteira, seja em direção a Espanha sejam todos os que nos visitam para usufruir do Algarve», conclui.

 

 

Corrigida, às 9h10 de dia 2 de Junho, retirando a informação errada da data de início de obras, bem como atualizando outros pormenores que estavam mal explicados e até errados.

As nossas desculpas aos leitores pelos erros cometidos na notícia inicial.

 

 

 

Comentários

pub