“Nós Cidadãos!” veio a Olhão oferecer apoio a António Pina e não pensa ficar por aí

Para já, está garantida uma candidatura efetiva e outra por proximidade. O “Nós Cidadãos!” está a trabalhar para apresentar seis […]

Para já, está garantida uma candidatura efetiva e outra por proximidade. O “Nós Cidadãos!” está a trabalhar para apresentar seis candidaturas a órgãos autárquicos de Tavira, Monchique e Albufeira, optando por apoiar candidaturas já anunciadas, noutros concelhos da região. No sábado, uma comitiva deste partido veio até Olhão para oficializar o apoio ao socialista António Pina, naquela que poderá ser apenas a primeira visita do género ao Algarve.

O apoio oferecido a António Pina – de forma espontânea, sem lugar a contrapartidas – deve-se ao facto do “Nós Cidadãos” ver no edil olhanense um autarca que está próximo da população.

«Nós apoiamos António Pina por diversas razões, desde logo porque é alguém que está muito ligado aos cidadãos. É um político muito interventivo nas alturas mais difíceis, como a de dar a cara, e é uma pessoa que, para nós, está bem dentro dos assuntos locais. Também manifestamos o nosso apoio pelas pessoas que os envolvem, que nos são queridas, como o Carlos Nunes, de Tavira», revelou Artur Montenegro, coordenador nacional de eleições do “Nós Cidadãos!”.

Para o representante deste partido, que surgiu dos movimentos cívicos que protestaram contra as medidas de austeridade impostas pela Troika, em 2012, o importante é «lutar pela cidadania». «Podemos fazer um trabalho conjunto. Nós não precisamos de ser os eleitos, o que queremos é que quem for eleito esteja junto dos cidadãos. E, pelo que sabemos do António Pina, ele está junto das pessoas», reforçou.

No mesmo “patamar” estão outros presidentes de Câmara algarvios, José Amarelinho (Aljezur) e Osvaldo Gonçalves (Alcoutim), a quem o partido criado em 2013 pondera oferecer o seu apoio.

Enquanto isso não acontece, o “Nós Cidadãos!” continuará a desenvolver as suas próprias candidaturas para as Eleições Autárquicas de 2017. Garantida está já uma lista à Assembleia Municipal de Tavira, encabeçada por Carlos Nunes. Também já há acordos firmados para candidaturas a órgão autárquicos de Monchique – «Câmara e Juntas de Freguesias» – e a Albufeira, segundo revelou no sábado o candidato deste partido à AM de Tavira.

«Possivelmente, haverá um apoio à candidatura de José Amarelinho, em Aljezur, e um acordo com Alcoutim. Estamos a falar de autarcas, de gente que trabalha para as pessoas», acrescentou Carlos Nunes.

António Pina, que não escondeu ter sido surpreendido por este manifestar de apoio do “Nós Cidadãos!”, diz vê-lo «com muita satisfação». «Revejo-me nas razões pelas quais me vão apoiar. De facto, a nossa forma de estar nestes quatro anos foi trabalhar para as pessoas. A luta contra a desclassificação dos viveiros, a questão das ilhas, o Orçamento Participativo e o projeto Cuidar são exemplos», considerou o edil olhanense.

Por outro lado, o recandidato socialista à Câmara de Olhão comprometeu-se a colocar um pouco do Nós no seu programa eleitoral. «Estou disponível para trabalhar convosco daqui para a frente. Gostaria de conhecer a carta de princípios do “Nós Cidadãos!” para a integrar na minha candidatura», concluiu António Pina.

Comentários

pub