Centro de Arqueologia da Universidade do Algarve ganha financiamento para projeto inédito

O Centro Interdisciplinar em Arqueologia e Evolução do Comportamento Humano (ICArEHB), da Universidade do Algarve, vai ter financiamento do Earthwatch […]

O Centro Interdisciplinar em Arqueologia e Evolução do Comportamento Humano (ICArEHB), da Universidade do Algarve, vai ter financiamento do Earthwatch Institute para um inédito projeto de investigação, que permitirá continuar os trabalhos arqueológicos no complexo mesolítico dos concheiros de Muge.

Este Earthwatch Institute é uma organização ambientalista, sem fins lucrativos, que apoia o desenvolvimento de dezenas projetos relacionados com “Vida Selvagem e Ecossistemas”, “Alterações Climáticas” e “Arqueologia e Cultura”, em mais de 40 países por todo o mundo.

Os programas Earthwatch funcionam com base no voluntariado de cidadãos não especialistas, que contribuem financeiramente para o projeto através do valor da inscrição que, por sua vez, dá acesso à participação ativa no trabalho de campo.

No caso específico do projeto de Muge os voluntários irão colaborar com uma equipa de especialistas da Universidade do Algarve na escavação e processamento dos materiais arqueológicos provenientes de um dos maiores concheiros mesolíticos na Europa.

Esta é a primeira vez que a organização Earthwatch aposta num projeto em Portugal que permitirá compreender melhor um ponto fundamental na história da evolução humana na região – o aparecimento das primeiras comunidades de agricultores e o desaparecimento das últimas sociedades caçadoras-recolectoras.

O projeto é liderado pelos investigadores Nuno Bicho, Célia Gonçalves, João Cascalheira e Lino André e terá início no Verão de 2018, prolongando-se até 2020.

As inscrições já se encontram abertas aqui.

Comentários

pub