Portimonense é Campeão Nacional da II Liga

O Portimonense é o Campeão Nacional da II Liga 2016/17. A equipa algarvia garantiu o título de campeão do segundo […]

Imagem de arquivo

O Portimonense é o Campeão Nacional da II Liga 2016/17. A equipa algarvia garantiu o título de campeão do segundo escalão do futebol português pela quinta vez, após vencer o Santa Clara, nos Açores, por 2-1.

A turma de Portimão entrou para o jogo da última jornada com a necessidade de fazer, pelo menos, o mesmo resultado que o Desportivo das Aves, que recebeu o Fafe à mesma hora. E a abordagem ao jogo do Portimonense foi mais conservadora do que o habitual, apostando numa estrutura coesa, em termos defensivos, e em saídas certeiras para o ataque. E nem a vantagem madrugadora do Aves, que cedo se colocou em vantagem logo aos 16 minutos, enervou a equipa algarvia.

O primeiro golo do Portimonense acabou por surgir nos momentos finais da 1ª parte, já depois dos 45 minutos, com Tabata a marcar na sequência de um ataque rápido. E, reatada a partida, os algarvios não tardaram muito a aumentar a vantagem. Aos 54 minutos, o Portimonense recuperou a bola a meio campo e Paulinho não perdoou, colocando a bola no fundo das redes.

Depois do segundo golo, o Portimonense teve boas oportunidades para aumentar a vantagem, mas foi o Santa Clara a reduzir, aos 65 minutos, por Guilherme. Um golo que levou o Portimonense a pôr gelo no jogo, já que da Vila das Aves não vinham boas novas (chegou aos 3-o na 2ª parte), apesar dos da casa estarem a jogar com dez contra um Fafe que jogava a permanência.

E, apesar de alguns calafrios, na reta final do encontro, incluindo uma bola na barra da baliza dos algarvios, o resultado não mais se alterou.

O Portimonense é Campeão Nacional da II Liga com 83 pontos somados em 42 jogos, mais dois que o Aves, que se bateu até ao último minuto pelo campeonato. As duas equipas, já se sabia, vão disputar a I Liga na época 2017/18.

Comentários

pub