Mini chef Pedro Jorge e Herman José são convidados da Terra de Maio em Castro Marim

A 10ª edição da feira Terra de Maio, a decorrer de 26 a 28 de Maio, no Centro Multiusos do […]

A 10ª edição da feira Terra de Maio, a decorrer de 26 a 28 de Maio, no Centro Multiusos do Azinhal, em Castro Marim, contará com um concerto de Herman José, no dia 27, às 22h00, mas também com um shoowcooking do mini chef Pedro Jorge, ex-concorrente do programa Masterchef Júnior, no mesmo dia, às 19h00.

Para este concerto, o humorista trará “One (Her)Man Show”. Tendo como divisa a promoção e incremento da cabra de raça algarvia e os saberes e sabores a ela associados, a Terra de Maio terá, também, gastronomia local, comercialização de produtos tradicionais, mostra de vinhos, artesanato ao vivo, demonstrações de cozinha, exposições de variadas temáticas, ateliês infantis e muita animação musical.

Abraçando o desafio proposto pela Câmara Municipal de Castro Marim, a ANCCRAL (Associação Nacional dos Criadores de Caprinos de Raça Algarvia) promove a 2ª edição do “Maior Queijo de Cabra de Raça Algarvia”, um queijo fresco com aproximadamente 40 quilos e 80 centímetros de diâmetro, para o qual serão necessários cerca de 170 litros de leite, produzido no Centro Multiusos. O queijo será servido na feira, às 18h00 de dia 27.

Quanto à abertura da Terra de Maio, no dia 26, também às 18h00, será animada pelo grupo “BomBoémia” e é marcada pela inauguração da exposição “Artefactos do Mundo Rural”, uma cortesia de Clara Assunção.

Depois, às 18h30, haverá um porto de honra com a Vinhos do Algarve e a “Demonstração Enogastronómica Mediterrânica”, pela Escola de Hotelaria e Turismo de Vila Real de Santo António.

A animação musical desta noite arranca com o grupo de baile “+ 2”, às 19h30, seguindo-se o espetáculo da “Gandabanda”, às 22h00. O primeiro dia da Terra de Maio encerra com o DJ Gustavo Vera, às 00h00.

No sábado, dia 27, a manhã é dedicada ao seminário “Oportunidades da Serra ao Mar”, com a participação da Direção Regional de Agricultura, Grupo de Ação Costeira do Sotavento, Associação Terras do Baixo Guadiana e Associação Odiana.

O seminário está dividido em três painéis: “Explorações Agrícolas e Segurança no Trabalho”, “Sinergias do Setor Agroalimentar” e “Sistemas de Incentivos ao Empreendedorismo e ao Emprego, para a Serra e para o Mar”. Aqui será apresentado, em primeira mão, o diagnóstico do sector agroalimentar do Baixo Guadiana e o seu impacto no Turismo, projeto financiado pelo Algarve 2020, e promovido pela associação Odiana.

E depois, às 15h00… começam os workshops, onde se poderá aprender a fabricar queijo artesanal ou a arte da ordenha (mediante inscrição prévia no local).

Em simultâneo decorrem o “Ateliê do Burro” e equitação (aprendizagem). Depois das 16h30 têm lugar as apresentações e degustações de “Chocofigo” e dos “Vinhos Regionais do Algarve”, pela Rota dos Vinhos.

No final da tarde, às 18h00, decorre o “Ateliê do Pão” e a recriação da “Vila de Amêijoas”, pela Cooperativa Formosa. Em simultâneo realiza-se a segunda edição do “Maior Queijo de Cabra de Raça Algarvia” e as demonstrações equestres pelo Clube “Amigos do Cavalo”.

Segue-se, às 18h30, o desfile “Bioco Tradition”, coleção Primavera 2017, por Lurdes Silva, que recriou com design este produto da história e identidade algarvias e que alcança uma notoriedade nacional.

Às 19h30, os visitantes poderão apreciar a atuação do Rancho Folclórico do Azinhal. Pela hora de jantar, às 20h30, é o “Duo Reflexo” que anima o evento, até ao grande espetáculo de Herman José.

Para os amantes de motorizadas, o último dia da Terra de Maio, domingo (28), começa às 8h30 com o 2º Encontro de Motorizadas, com encontro marcado no largo dos cafés da aldeia, numa organização da Associação Recreativa e Cultural do Azinhal. Na mesma manhã, decorre uma caminhada organizada pela Universidade do Tempo Livre, com partida do Centro Multiusos.

Quanto aos prémios do 21º Concurso Nacional da Cabra de Raça Algarvia decorrem às 13h00.

A tarde abre, às 15h30, com novas sessões dos workshops de queijo artesanal e da arte da ordenha, uma inovação desta edição da feira, e com outras atividades lúdicas e pedagógicas dirigidas às crianças.

Às 16h30 haverá “Laboratório de Gostos”, com produtos regionais, e a atuação do grupo de sevilhanas “Ballet Espanhol Garcia Diaz”. E, às 18h00, a hora será de apresentação e degustação da Cerveja Artesanal de Alfarroba, pelos Cervejeiros Mouros.

Em palco, na última noite e a fechar a 10ª edição da Terra de Maio, a Banda Musical Castromarinense (19h15) e o grupo “D’Empreitada” (20h00).

A organização dos showcookings está integrada no âmbito do projeto “Choose Our Food”, da Associação Odiana, cujos objetivos passam por maximizar o potencial dos recursos naturais e produtos regionais do Baixo Guadiana através do reforço da cooperação empresarial entre os setores agroalimentar e turístico, tendo em vista a sensibilização para os fatores críticos de competitividade, aprovado no Sistema de Apoio a Ações Coletivas – Qualificação – Baixa Densidade, financiado pelo CRESC ALGARVE 2020, através do FEDER.

“A Terra de Maio” é uma organização da Câmara Municipal de Castro Marim e Junta de Freguesia de Azinhal e tem a colaboração do Ministério da Agricultura, Mar, Ambiente e Ordenamento do Território, Turismo de Portugal, Escola de Hotelaria e Turismo de Vila Real de Santo António, Associação Nacional de Criadores de Caprinos de Raça Algarvia (ANCCRAL), Casa do Povo do Azinhal, Associação Recreativa e Cultural do Azinhal, Eurocidade do Guadiana, marca Natural.pt, Gran-Plaza Tavira e Associação Odiana, integrada no programa Bandeira Azul.

Para consultar o programa completo clique aqui.

Comentários

pub