Castelo de Aljezur recebe sessão de pintura ao ar livre aberta a todos

O Castelo de Aljezur acolhe, no próximo domingo, 28 de Maio, a iniciativa “O Olhar do Pintor – O monumento […]

O Castelo de Aljezur acolhe, no próximo domingo, 28 de Maio, a iniciativa “O Olhar do Pintor – O monumento como motivo artístico”, que integra duas sessões de pintura ao ar livre, das 10h30 às 13h00 e das 15h00 às 17h30.

Trata-se de um projeto concebido e realizado pela Artadentro-Arte Contemporânea Associação, que é dirigido a todos aqueles que se interessam por pintura ao ar livre e tem como objetivo «quebrar o preconceito da pintura como expressão plástica difícil e destinada apenas a alguns».

Outros objetivos são «promover a participação, a aprendizagem e a experimentação, com um olhar para o monumento e sua envolvente, proporcionando a criação da memória de uma experiência e de um lugar».

A iniciativa destina-se a todas as pessoas a partir dos 12 anos, ou dos 8 anos, desde que acompanhadas por um familiar, e não requer formação em pintura. Em cada sessão, será feita uma apresentação sobre a história do monumento e abordada a função dos materiais e as regras básicas da pintura a óleo.

Todo o material será disponibilizado gratuitamente pelos formadores/dinamizadores, os artistas plásticos Ana André e Vasco Vidigal, sendo a tela final propriedade de seu autor.

A participação é gratuita, mas requer inscrição prévia com indicação de nome, idade e contacto telefónico para: [email protected].

Esta é uma iniciativa do ciclo “Mãos no DiVaM”, do programa de Dinamização e Valorização dos Monumentos (DiVaM), promovido da Direção Regional de Cultura do Algarve, este ano sob o mote «Lugares de Globalização».

Comentários

pub