Ana Benavente fala sobre educação, democracia e futuro em Loulé

Ana Benavente, antiga secretária de Estado da Educação, é a próxima convidada do ciclo “Horizontes do Futuro”, onde falará sobre […]

Ana Benavente, antiga secretária de Estado da Educação, é a próxima convidada do ciclo “Horizontes do Futuro”, onde falará sobre “A Educação para todos, a democracia e o nosso futuro”, no próximo dia 20 de Abril, às 21h30, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, em Loulé.

«A educação constitui uma dimensão central da vida de cada pessoa e da vida das sociedades. Com efeito, a democracia, a economia e o bem-estar social prendem-se com os níveis educativos de cada comunidade e de cada país», diz a Câmara de Loulé.

«A escola, instituição educativa por excelência, e os caminhos para a sua transformação são, no entanto, motivo de polémicas que revelam uma realidade conservadora e difícil de evoluir no sentido da democratização e da adequação aos desafios do mundo atual», acrescenta.

Assim, partindo da situação portuguesa, vai-se questionar o papel da educação na democracia e no nosso futuro.

Ana Benavente é licenciada em Ciências da Educação, pela Universidade de Genève, Suíça (1970), e doutorada em Sociologia da Educação (1985), pela mesma universidade. Investigadora principal do Instituto de Ciências Sociais (ICS), desde 1993, é professora catedrática na Universidade Lusófona.

Secretária de Estado da Educação nos XII e XIII Governos Constitucionais (1995-2001), Ana Benavente foi também deputada na Assembleia da República, no período de 1995-2005.

Desempenhou ainda, entre outros cargos, o de membro do Comité do Centre for Educational Research and Innovation (CERI), da  OCDE, em Paris (1996-2002), de vice-presidente do Conselho do Bureau International de l’Education (BIE), Genève, Suíça (2001-2006) e de consultora da Unesco e do Banco Mundial.

Entre as suas obras publicadas estão Escola, Professoras e Processos de Mudança, Do Outro Lado da Escola (coautoria), A Literacia em Portugal. Resultados de uma pesquisa extensiva e monográfica (coordenção), Lutte contre la pauvreté et l’éducation pour l’inclusion: transformer l’école en afrique subsaharienne e Pátria Utópica (coautoria).

Ana Benevente recebeu as seguintes condecorações: Comenda de Isabel a Católica, atribuída pelo Rei de Espanha, em 2000, e Ordem de Grande Oficial Infante D. Henrique, atribuída pelo Presidente da República de Portugal, em 2005.

Esta conferência vai ser moderada pelo professor Manuel Nora. A entrada é livre.

Comentários

pub