Tradição do século XIX e tecnologia do século XXI juntas no novo Atlas Internacional das Nuvens

O novo Atlas Internacional das Nuvens foi lançado esta quinta-feira pela Organização Meteorológica Mundial (OMM), no âmbito do Dia Meteorológico […]

O novo Atlas Internacional das Nuvens foi lançado esta quinta-feira pela Organização Meteorológica Mundial (OMM), no âmbito do Dia Meteorológico Mundial. Este Atlas é, de acordo com o IPMA, «a referência mundial para observação e identificação de nuvens, que são parte essencial do clima, do sistema climático e do ciclo hidrológico da água».

O novo Atlas, que combina as tradições do século XIX com a tecnologia do século XXI, «contém centenas de imagens enviadas por meteorologistas, observadores de nuvens e fotógrafos do mundo inteiro», acrescenta o instituto.

O Atlas Internacional das Nuvens foi publicado pela primeira vez no final do século XIX. Contém um manual detalhado de normas e imensas fotografias de nuvens e de alguns outros fenómenos.

Foi atualizado pela última vez em 1987 – antes da era da Internet. Esta edição de 2017 é publicada apenas via Internet, permitindo «mais conteúdo e melhor apresentação», conclui o IPMA.

Veja aqui o novo Atlas Internaacional das Nuvens.

Comentários

pub