Concerto de homenagem a Paco de Lucía estreia em Castro Marim e vai a Loulé e Lagos

Um concerto do Pedro Jóia Trio vai assinalar o início da geminação de Castro Marim com a cidade espanhola de […]

Um concerto do Pedro Jóia Trio vai assinalar o início da geminação de Castro Marim com a cidade espanhola de Algeciras e homenagear o falecido guitarrista espanhol Paco de Lucía, a 17 de Março. O concerto reforça a ligação entre Castro Marim, terra natal da mãe de Paco de Lucía, e Algeciras, a localidade andaluza onde o guitarrista nasceu e viveu.

O concerto “Segredos de Lucía – Friday Nights de Lucía” vai ter como palco a Biblioteca Municipal de Castro Marim e destina-se a «cimentar a ligação umbilical deste génio imortal ao Algarve», já evocada no Verão passado com o Festival de Lucía, apadrinhado pela fadista Mariza, e que esgotou completamente, com público vindo de ambos os lados da fronteira.

«Parafraseando o disco de guitarra mais conhecido, reconhecido e vendido mundialmente, em que participa, de forma destacada, Paco de Lucía» – “Friday Night in San Francisco” – a Câmara Municipal de Castro Marim avança com a apresentação dos “Segredos de Lucía” em determinadas sextas-feiras à noite, «adaptando o mesmo espetáculo à especificidade local, fazendo a sua ligação a artistas locais, cruzando dança, vozes e flamencos, com as guitarras do Pedro Jóia e o acordeão do João Frade.

O espetáculo, que é financiado pelo programa 365 Algarve, vai ainda passar por  Loulé e Lagos, «contribuindo para um maior enriquecimento e diversificação da oferta cultural e turística na região durante a chamada época baixa», salienta a Câmara de Castro Marim.

Paco de Lucía, reconhecido como um dos melhores compositores e guitarristas do mundo, aprendeu os seus primeiros acordes com o pai, Antonio Sánchez, também guitarrista de flamenco. A sua ligação às raízes maternas algarvias perpetua-se no seu nome artístico e no álbum intitulado “Castro Marín” (1981).

Ainda este ano, a Câmara Municipal de Castro Marim vai avançar com a construção de um memorial a Paco de Lucia no largo na aldeia de Monte Francisco onde viveu a sua mãe, com o objetivo de reforçar o laço ao guitarrista e criar um local de romaria e peregrinação para os admiradores daquele que é o mestre absoluto do flamenco.

A venda de bilhetes para os “Segredos de Lucía – Friday Nights de Lucía” , por 5 euros, vai arrancar em breve, estando já disponível a possibilidade da pré-reserva no Gabinete de Apoio ao Munícipe, através dos contactos: 00351 281510778 | [email protected].

Comentários

pub