Mértola vai ter plano de adaptação às alterações climáticas

A celebração do compromisso do Plano de Adaptação às Alterações Climáticas no concelho de Mértola vai ser feita no dia […]

mertola

A celebração do compromisso do Plano de Adaptação às Alterações Climáticas no concelho de Mértola vai ser feita no dia 13 de Dezembro, no final do seminário de encerramento do projeto «AdaptForChange», que se realiza das 14h00 às 18h00, no Cine-Teatro Marques Duque. 

Este documento, que foi construído em diálogo com agricultores, proprietários, gestores e outras partes interessadas em como gerir as florestas e a agricultura no futuro, resulta das conclusões do projeto «AdaptForChange».

No evento, estas ilações também serão apresentadas. Este projeto, que é coordenado pelo cE3c – Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Climáticas, é o resultado «de quase dois anos de trabalho com o objetivo de melhorar o sucesso da reflorestação do Alentejo e promover a adaptação das florestas às alterações climáticas», explica o cE3c.

Grandes áreas no Alentejo têm vindo a ser reflorestadas nos últimos anos com as espécies autóctones de azinheira e sobro, mas com uma baixa taxa de sucesso.

«Para alcançar os seus objetivos, o projeto AdaptForChange seguiu uma abordagem inovadora. Após uma apreciação das campanhas de reflorestação realizadas no Alentejo nos últimos 60 anos, para perceber que métodos permitiram maiores taxas de sucesso, o projeto desenvolveu um modelo que permite saber quais as áreas do Alentejo onde se deve promover a regeneração natural ou assistida, e quais as técnicas mais adequadas a cada caso», explica.

Este modelo está disponível aqui, no site do projeto. Já o programa completo deste seminário também está disponível aqui.

A entrada é livre mediante inscrição prévia, para [email protected] .

Comentários

pub