Câmara de Faro arrasa rotunda da “Euro Vagina” e cria espaço ajardinado

A rotunda junto ao Estabelecimento Prisional de Faro e ao Teatro das Figuras, que acabou por ficar conhecida como rotunda […]

Rotunda da EuroVaginaA rotunda junto ao Estabelecimento Prisional de Faro e ao Teatro das Figuras, que acabou por ficar conhecida como rotunda da “Euro Vagina”, devido à sua forma peculiar e ao facto de ter sido construída na altura do Euro 2004, vai ser totalmente requalificada em 2017 e verá a sua polémica fonte ser substituída por um espaço ajardinado que  irá «permitir a visibilidade a quem vier de qualquer uma das vias» que lhe dão acesso, revelou ao Sul Informação o presidente da Câmara de Faro Rogério Bacalhau.

Esta obra, já prevista em Orçamento Municipal e que deverá conhecer desenvolvimento «assim que este entre em vigor, em Janeiro», dará o mote para um conjunto de intervenções nas avenidas que ligam esta zona da cidade ao Liceu de Faro, entre as quais duas novas rotundas, uma no cruzamento da Calouste Gulbenkian com a EN2 e outra no cruzamento entre a Avenida Júlio Almeida Carrapato e a antiga Estrada de Olhão (junto ao Papa 24).

«No caso da Rotunda do Teatro, a obra já está prevista no orçamento para 2017, uma vez que é uma das obras que não avançou devido ao indeferimento do senhor secretário de Estado. Esta é uma obra que não é muito complexa, que tem um valor aproximado de 40 mil euros, e, ao fim e ao cabo, o que iremos fazer é requalificar e arborizar aquele espaço», segundo Rogério Bacalhau.

O edil farense especifica que a ideia «é pôr a rotunda ao nível da estrada, tirando tudo aquilo que lá está». «De qualquer forma, a fonte não tem recuperação possível , portanto, não vale a pena estar a manter esta estrutura», considerou.

Cruzamento EN2 e Avenida Gulbenkian

Também em 2017, mas apenas «após a revisão orçamental» – que será necessária, tendo em conta que, como aconteceu no ano passado, se prevê que haja alguns milhões do saldo de gerência a transitar de um ano para o outro -, avançarão outras duas obras que podem dar outra fluidez ao trânsito no interior da cidade de Faro.

«Os serviços já estão a estudar mais duas rotundas, para desanuviar um pouco o trânsito na Avenida Gulbenkian. Uma delas ficará situada no cruzamento com a EN2. A outra ficará no cruzamento da Júlio Carrapato com a Teixeira Guedes, a antiga Estrada de Olhão. Ambos são cruzamentos com semáforos, com muita intensidade de trânsito e muito movimento. Pensamos que podemos meter esses dois projetos na revisão do orçamento, para diminuir os tempos de espera de quem por ali passa todos os dias», revelou o presidente da Câmara de Faro.

Rogério Bacalhau antecipa que a revisão do Orçamento Municipal para 2017 possa ocorrer «em Abril», mas não se compromete com um calendário para o avanço das obras, ainda que trace um limite temporal para a sua conclusão. «Vamos ver quanto tempo demora, tudo depende dos concursos e da disponibilidade financeira. Mas estarão prontas até final do ano, que é até quando os orçamentos têm de ser executados», disse.

Comentários

pub