PCP: Redução do valor das portagens «exige que se intensifique a luta pela sua abolição»

O PCP considera que a redução em 15% no preço das portagens na Via do Infante, anunciada há dois dias […]

Via do Infante_01O PCP considera que a redução em 15% no preço das portagens na Via do Infante, anunciada há dois dias pelo Governo, é «uma medida insuficiente e muito aquém daquilo que seria justo e necessário e pelo qual as populações tanto lutaram e lutam: a abolição das portagens».

Por isso, os comunistas algarvios defendem que esta redução «impõe que se intensifique a luta» pela abolição das portagens.

O PCP considera, ainda assim, que «o anúncio feito pelo governo de que, a partir do próximo dia 1 de Agosto, o valor pago pela utilização da Via do Infante terá, tal como nas restantes ex-scut, uma redução de 15% , constitui uma consequência da persistente luta desenvolvida pelas populações do Algarve e de outros pontos do país contra as portagens, bem como, da derrota imposta pelo povo português ao Governo PSD/CDS nas eleições de 4 de Outubro».

No entanto, os comunistas querem mais. «Apesar da redução do preço em 15%, as portagens continuarão a ter um valor significativo, sem que exista uma verdadeira alternativa à Via do Infante, antes pelo contrário, dada a situação caótica em que se encontra a EN125».

Em simultâneo, defendem, «continuaremos a assistir a um negócio que sendo proveitoso para a concessionária, é ruinoso para o Estado português e, sobretudo, um pesado encargo para as populações e empresas da região do Algarve, fator de empobrecimento e atraso da região».

Por isso, para o PCP, «a redução do valor das portagens agora iniciada, ao mesmo tempo que não permite qualquer branqueamento daqueles que, ao longo dos anos, impuseram e agravaram as portagens na Via do Infante, designadamente o PSD, o CDS e também o PS, impõe que se intensifique a luta pela sua abolição».

Comentários

pub