Novidades do Verão no Algarve: Murais pintados em Ferragudo

A parede de um edifício antes degradado e abrigos para os contentores de lixo estão agora mais bonitos em Ferragudo, […]

pinturas nurais_em Ferragudo7A parede de um edifício antes degradado e abrigos para os contentores de lixo estão agora mais bonitos em Ferragudo, depois da intervenção da artistas e cenógrafa Meire Gomes, numa ação promovida pela Junta de Freguesia de Ferragudo.

Na parede de um edifício, que aquela autarquia mandou pintar e reparar, «porque estragava a entrada da vila», como disse ao Sul Informação o presidente da Junta Luís Alberto, foi recriada a imagem do anúncio da Schweppes dos anos 70, o painel de azulejos que ainda hoje se vê em algumas entradas de localidades no Algarve. «Em Ferragudo, tínhamos um, mas perdeu-se. Por isso, a Meire sugeriu fazermos este mural, recuperando essa imagem e acrescentando-lhe uma mensagem alusiva a Ferragudo».

Mas a mestria da artista baiana radicada no concelho de Lagoa não se ficou por aí. Também pintou murais nos muros dos abrigos para os contentores de lixo, nomeadamente na zona do Frito Velha, à entrada de Ferragudo.

Em todas esses murais, Meire Gomes representou sobretudo os pescadores, as suas mulheres e o peixe que fizeram – e ainda fazem – a riqueza desta freguesia, mas também o trabalho nas vinhas. E em todos usou a técnica do pincel, em vez do spray, porque entende que se deve «preservar a camada do ozono», como explicou ao nosso jornal.

A artista, que dá aulas na Escola Municipal de Artes de Lagoa, congratulou a iniciativa da Junta de Freguesia de Ferragudo, «para recuperar os espaços públicos abandonados».

 

 

Comentários

pub