Bispo do Algarve nomeou novos párocos e vigários para vários concelhos do Algarve

Paróquias dos concelhos de Albufeira, Tavira, Faro, Loulé, Vila do Bispo, Castro Marim, São Brás de Alportel, Vila Real de […]

D. Manuel Neto Quintas, Bispo do Algarve - Foto: Folha do Domingo
D. Manuel Neto Quintas, Bispo do Algarve – Foto: Folha do Domingo

Paróquias dos concelhos de Albufeira, Tavira, Faro, Loulé, Vila do Bispo, Castro Marim, São Brás de Alportel, Vila Real de Santo António e Portimão vão ter novos párocos e vigários. Os sacerdotes foram nomeados pelo Bispo do Algarve D. Manuel Quintas este mês e vão tomar posse em cerimónias a decorrer no final de Agosto e em Setembro.

O padre Flávio Martins, até agora pároco de Santa Maria e São Tiago de Tavira, Conceição de Tavira e capelão da capelania de Santa Luzia de Tavira, foi nomeado pároco de Albufeira, paróquia entregue desde Outubro de 1968 aos cuidados do cónego José Rosa Simão, que este ano completa 80 anos e que irá ficar aposentado. A cerimónia de tomada de posse será a 18 de Setembro (domingo), às 11h00, em Albufeira.

O padre Miguel Neto, até agora pároco de Santa Bárbara de Nexe e Estoi, irá para as paróquias de Santa Maria e São Tiago de Tavira, Conceição de Tavira e capelania de Santa Luzia de Tavira, substituindo o padre Flávio Martins.

Para as mesmas comunidades, foi ainda nomeado o padre Fernando Rafael Rocha, recém-ordenado, como vigário paroquial. Tomarão posse no dia 10 de Setembro (sábado), às 17h00, na Igreja de S. Tiago.

Para as Paróquias de Santa Bárbara de Nexe e de Estoi, em Faro, irá o padre Jesús Ejocha, que era pároco de Raposeira, Sagres e Vila do Bispo desde Agosto de 2014. O sacerdote irá trabalhar com o diácono Luís Galante, que já trabalha em Estoi desde Setembro de 2011 e em Santa Bárbara de Nexe desde Fevereiro de 2012. Tomarão posse no dia 11 de Setembro (domingo), às 10h00, em Santa Bárbara de Nexe.

O padre José Chula, recém-ordenado, foi nomeado vigário paroquial da Sé de Faro, prefeito do Seminário de São José e responsável do pré-seminário. Tomará posse dos seus cargos no dia 28 de Agosto (domingo), pelas 12h00, na Sé de Faro.

Para as paróquias de Raposeira, Sagres e Vila do Bispo, D. Manuel Quintas nomeou o padre Nuno Coelho, que acumulará com as de Aljezur, Bordeira e Odeceixe, das quais é também prior desde Setembro de 2014. O Padre Nuno Coelho tomará posse no dia 11 de Setembro (domingo), às 18h00, em Vila do Bispo.

Para as paróquias de São Clemente e de São Sebastião de Loulé, o bispo diocesano nomeou como pároco in solidum (solidário) o padre Nelson Rodrigues, que era vigário paroquial da paróquia da Sé de Faro desde Agosto de 2015, prefeito do Seminário de São José, em Faro, e responsável do Pré-seminário.

O sacerdote irá trabalhar com o padre Carlos de Aquino, que também é pároco daquelas paróquias desde Agosto de 2015, e com o padre Henrique Varela, que é pároco de São Clemente desde Janeiro de 1988 e de São Sebastião desde 1989. A tomada de posse deste clérigo será no dia 28 de Agosto (domingo), às 18h00, no Santuário de N. Sra. da Piedade/Mãe Soberana.

O bispo do Algarve nomeou ainda o padre Francisco Ferreira de Campos, sacerdote da Companhia de Jesus (jesuítas), como pároco in solidum das paróquias da Mexilhoeira Grande e de Nossa Senhora do Amparo de Portimão. A cerimónia de tomada de posse decorrerá a 25 de Setembro (domingo), na Igreja de Nossa Senhora do Amparo, às 10h00.

Para as paróquias de Altura, Azinhal, Cacela, Castro Marim, Monte Gordo, Odeleite e Vila Real de Santo António foi nomeado como pároco in solidum o padre José Armando Vieira da Silva, da congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus (dehonianos).

O sacerdote, que vem reforçar a comunidade dos padres dehonianos no Algarve, irá trabalhar com o padre Agostinho Pinto, que ali se encontra desde Setembro de 2013, juntamente com os padres Adelino Ferreira e Nuno da Rocha, todos da mesma congregação. O padre Agostinho Pinto já desde 2010 era pároco de Cacela e vigário paroquial de Azinhal, Castro Marim, Monte Gordo e Vila Real de Santo António. Tomará posse no dia 17 de Setembro (sábado), às 19h00, em VRSA.

Para as paróquias de São Brás de Alportel e Santa Catarina da Fonte do Bispo foi nomeado como pároco in solidum o padre Duarte Manuel da Silva Costa, da Congregação do Espírito Santo (espiritanos), que vem substituir o padre Paulinus Anyabuoke, que estava no Algarve desde Outubro de 2011.

Comentários

pub