Mapa revela onde fica o melhor do Mediterrâneo (e é no Algarve)

A partir de agora será mais fácil “encontrar” o património, os produtos, as atividades, o artesanato e os restaurantes que têm […]

onde fica Dieta mediterranicaA partir de agora será mais fácil “encontrar” o património, os produtos, as atividades, o artesanato e os restaurantes que têm a Dieta Mediterrânica como denominador comum. A Rota da Dieta Mediterrânica tem agora um mapa que foi lançado ontem à tarde na sede da Região de Turismo do Algarve, em Faro, e que, até dia 3 de Julho, vai oferecer descontos em entradas em monumentos, ementas exclusivas em restaurantes e outros benefícios aos seus portadores.

De uma ponta à outra do Algarve (e também Alentejo), há 125 membros aderentes a esta rota, entre restaurantes, monumentos, lojas, atividades ao ar livre, adegas, destilarias…

Se, até ao dia 3 de Julho, é o mapa que guia os interessados em descobrir a Dieta Mediterrânica, depois, será um passaporte, que ainda está a ser desenvolvido e que tem vantagens diferentes.

«O mapa é uma versão rápida, que reúne um conjunto de atividades a serem desenvolvidas durante este período (até 3 de Julho), em que, por exemplo, os restaurantes prepararam ementas específicas». Já no caso do passaporte, serão «os aderentes a decidir quais as vantagens a oferecer aos visitantes», que podem passar por descontos ou ofertas, conforme explica Artur Gregório, da In Loco, associação que faz parte da Comissão Regional da Dieta Mediterrânica.

Este passaporte terá «uma descrição mais profunda da oferta de que os visitantes podem usufruir, destina-se principalmente à época baixa, e vai funcionar desde 3 de Julho até ao final do ano».

Segundo Artur Gregório, tanto o mapa como o passaporte «têm o objetivo de aumentar a procura dos bens e serviços ligados à Dieta Mediterrânica. A intenção é mostrar aos empresários que, financeiramente, é vantajoso para eles apostar em produtos com personalidade e lógica mediterrânica».

apresentação mapa dieta mediterranicaOs integrantes desta rota vão funcionar como meios de divulgação da iniciativa. «Cada um deles funciona como um ponto de distribuição. Além disso, os Postos de Turismo vão fazer a divulgação e, com isto, ficamos com uma cobertura bastante boa», explica Artur Gregório que realça, no entanto, que esta «é uma versão zero, uma versão de teste e vamos ver como vai correr, vamos aprender, e vamos construir a próxima baseada nessa avaliação».

Esta campanha, que custou 2600 euros, foi «autofinanciada, com os empresários a suportá-la» e foi desenvolvida para «criar uma ferramenta, que permitisse aos visitantes, nacionais e estrangeiros, estruturar e orientar a sua descoberta dos recursos da Rota da Dieta Mediterrânica».

A primeira edição deste mapa, que vai custar dois euros, e que dá acesso às ementas especiais e descontos, terá 2550 exemplares, mas, segundo Artur Gregório «a procura vai determinar oferta».

Por seu lado Desidério Silva, presidente da Região de Turismo do Algarve, congratulou-se com a iniciativa que considera ter «interesse estratégico para a região» e fez votos que «passe do contexto da região e do país e para outros mercados, aqueles que são os maiores emissores de turistas».

Assinatura do protocolo entre Elidérico Viegas e Nelson Dias
Assinatura do protocolo entre Elidérico Viegas e Nelson Dias

Desidério Silva realçou ainda que a Região de Turismo procura «em todas as ações que se envolve, encaixar a Dieta Mediterrânica na sua promoção».

Quem olhar para o logotipo desta campanha “Onde fica? O melhor do Mediterrâneo”, verá, à primeira vista, um círculo, que, na verdade, representa muito mais do que isso. Pedro Águas, da empresa algarvia LCPA, responsável pela conceção, explicou que este pretende representar não só o ponto que se assinala no mapa, mas também «o prato artesanal e o sol, uma vez que o Algarve é caracterizado também pelo bom ambiente e bom clima».

No final da cerimónia de apresentação, foi assinado um protocolo de colaboração entre a In Loco e a AHETA – Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve, tendo por base a promoção da Dieta Mediterrânica.

Elidérico Viegas, presidente da AHETA, disse que a associação «acredita que a Dieta Mediterrânica é uma mais-valia competitiva para a região e está disponível para colaborar» na sua divulgação.

 

Veja o mapa da Rota da Dieta Mediterrânica, com os pontos aderentes e os benefícios que pode obter:

 

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