O maior queijo fresco de cabra de raça algarvia vai ser servido na Terra de Maio

O maior queijo fresco de cabra de raça algarvia vai ser produzido ao vivo e servido na Feira Terra de […]

Terra de Maio 2014 (5)O maior queijo fresco de cabra de raça algarvia vai ser produzido ao vivo e servido na Feira Terra de Maio, no Centro Multiusos do Azinhal, que decorre de 20 a 22 de maio, naquela que é a sua 9ª edição.

O desafio foi proposto pela Câmara Municipal de Castro Marim à Queijaria do Azinhal, que prontamente aceitou, propondo-se então à realização de uma queijo fresco com cerca de 40 quilos de peso e 80 cent]imetros de diâmetro, para o qual serão necessários cerca de 170 litros de leite, no sábado, dia 21 de maio, pelas 18h00.

Tendo como divisa a promoção e incremento da Cabra de Raça Algarvia e os saberes e sabores a ela associados, a Terra de Maio oferece um diversificado programa, onde cabe a gastronomia local, a comercialização de produtos tradicionais, uma mostra de vinhos, artesanato ao vivo, demonstrações de cozinha, exposições de variadas temáticas, ateliers infantis e muita animação musical.

A abertura da Terra de Maio, no dia 20, pelas 18h00, será animada pelo grupo “Pardais à Solta” e conta com a apresentação do livro “O Algarve Mediterrânico”, da autoria de Maria Manuel Valagão, Bertílio Gomes e fotografia de Vasco Célio, que dará depois espaço à inauguração da exposição de fotografia com o mesmo nome, de Vasco Célio, e a um showcooking, pelo Chef Bertílio Gomes.

Segue-se, pelas 19h30, o espetáculo de “Trovas Campestres”, por Afonso Dias e Tânia da Silva. O primeiro dia da Terra de Maio encerra com o DJ Tiago Miguel.

No sábado, a manhã é dedicada ao seminário “Economia Rural/PDR2020/Bolsa de Terras”, com a participação do diretor regional de Agricultura e Pescas do Algarve, Fernando Severino.

Pelas 15h00, a Terra de Maio proporciona a oportunidade de aprender a fabricar queijo artesanal (mediante inscrição prévia) e ateliês infantis. Depois das 16h30 têm lugar as apresentações e degustações de “Chocofigo” e de produtos “Fábrica do Queijo”.

No final da tarde, pelas 18h00, decorre um desfile de biocos, coleção de verão, “Bioco Tradition”, por Lurdes Silva, que recriou com design este produto da história e identidade algarvias.

No final da tarde, pelas 18h00, decorre o desfile “Bioco Tradition”, coleção de verão, por Lurdes Silva, que recriou com design este produto da história e identidade algarvias.

Em simultâneo decorre o atelier do pão e a recriação da “Vila de Amêijoas”, por Manuel da Paz, enquanto o evento é animado pelo grupo “Vazóficas”.

Às 18h30 os visitantes poderão apreciar demonstrações equestres pelo Clube “Amigos do Cavalo”, momento seguido por um showcooking, com a Escola de Hotelaria e Turismo de Vila Real de Santo António, e pela atuação do Rancho Folclórico do Azinhal.

O grupo “Mais 2” vai animar a “Terra de Maio” entre as 20h00 e as 22h00, altura em que sobe a palco o espetáculo de música e humor “Top Genius”, do conhecido humorista Nuno Markl e de Vasco Palmeirim, duas das vozes das manhãs da Rádio Comercial. A fechar o dia de sábado, o DJ Gustavo Vera + Live Act Guitarra Elétrica.

Para os amantes de motorizadas, o último dia da Terra de Maio, domingo, 22, começa com o 1º Encontro de Motorizadas no Azinhal, numa organização da Associação Recreativa e Cultural do Azinhal.

Na mesma manhã, decorre um passeio fotográfico à luz do tema “Pela nossa Serra”, organizado pelo Centro de Cultura e Desporto da Câmara Municipal de Castro Marim.

A tarde abre com nova sessão do Workshop de Queijo Artesanal (mediante inscrição prévia) e com atividades lúdicas e pedagógicas dirigidas às crianças, como os ateliês do burro e do pão.

Segue-se o Laboratório de Gostos e a recriação da “Vila de Amêijoas”, bem como as demonstrações equestres. Destaque, às 18h00, para a palestra pela Confraria do Figo da Índia e degustação de produtos e, às 19h00, para a apresentação e prova da cerveja de alfarroba «Moura».

O acordeonista Sérgio Conceição anima o evento pelas 20h00, dando depois lugar, pelas 21h30, ao espetáculo musical com “Sangre Ibérico”, grupo finalista de programa televisivo de talentos.

“A Terra de Maio” é uma organização da Câmara Municipal de Castro Marim e Junta de Freguesia de Azinhal e tem a colaboração do Ministério da Agricultura, Mar, Ambiente e Ordenamento do Território, da Associação Nacional de Criadores de Caprinos de Raça Algarvia (ANCCRAL), Eurocidade do Guadiana, da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve (DRAP), do Gran-Plaza Tavira, da Nautiber – Estaleiros Navais do Guadiana Lda e Castro Marim Golf & Country Club.

 

Comentários

pub