Madalena Feu chefia nova equipa do IEFP no Algarve

A nova equipa da delegação regional do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) no Algarve já está completa. Depois […]

Madalena Feu_1A nova equipa da delegação regional do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) no Algarve já está completa. Depois da nomeação, a 12 de Janeiro, de Madalena Feu para delegada regional, os restantes nomes estão definidos e em funções.

Madalena Feu, em entrevista ao Sul Informação, disse que «a escolha das equipas foi baseada em critérios muito claros: são quadros da casa [do IEFP], seniores, com muitos anos de serviço». Quanto às acusações de «saneamento político» que foram feitas pelos dirigentes substituídos, a delegada regional salientou que «quando há mudanças, há sempre muito ruído».

Na hora da saída, os anteriores responsáveis enviaram emails públicos de despedida, nomeadamente aos órgãos de informação, sem tecer grandes comentários. No entanto, no seu email, João Neves, anterior diretor do Centro de Emprego e Formação Profissional de Faro, sublinhava: «relembro que ganhei o procedimento concursal para este lugar, em concurso público, para três anos, não me tendo sido dada a oportunidade de os concluir».

«Quando oiço falar em saneamentos políticos, como se os procedimentos concursais anteriores tivessem sido desenvolvidos sem questões, fico perplexa. Gostaria que me dissessem qual a atividade política ou partidária que me é conhecida. Sou um quadro do IEFP com 30 anos de casa, passei pelos serviços centrais e pelos locais, com experiência profissional nos domínios do emprego, da formação e da gestão de intervenções operacionais e tenho um bom conhecimento, como é óbvio, da cultura da casa», sublinhou a delegada regional.

Aliás, se alguém se pode queixar de «nomeação partidária» é a própria Madalena Feu, que tinha sido anteriormente diretora do Centro de Emprego e Formação Profissional de Portimão e do Barlavento, e grande responsável pela transferência dos serviços das acanhadas instalações no centro da cidade para o novo edifício, com todas as condições, construído em terreno cedido pela Câmara portimonense. Apesar do seu bom trabalho, ao longo dos 15 anos em que dirigiu aquele Centro, acabou por ser substituída, após um dos procedimentos concursais, em abril de 2015, por Miguel Madeira, que não integrava o IEFP…e que tem pública ligação ao PSD.

A nova equipa, dirigida por Madalena Feu, é então constituída pelos diretores adjuntos do Centro de Emprego e Formação Profissional de Faro, António Palma, «quadro do IEFP com muita experiência», e Álvaro Araújo que, «apesar de não pertencer aos quadros do IEFP, já tem 10 anos de trabalho nos nossos serviços, em Vila Real de Santo António». Este último já ocupava as mesmas funções anteriormente.

O Centro de Emprego e Formação Profissional de Faro tem como nova diretora Fátima Cortes, «uma sénior, profunda conhecedora do IEFP e com grande experiência nas áreas da formação e emprego», enquanto o Centro de Emprego e Formação Profissional do Barlavento é agora dirigido por Paulo Martins, como diretor, e Sara Coelho, como diretora-adjunta, «ambos quadros do IEFP, com muito e bom trabalho desenvolvido».

Em Loulé, manteve-se a diretora que já tinha sido escolhida por concurso durante a vigência do Governo anterior, Sandra Azenhas, tendo como diretora-adjunta Anabela Marcos.

Foram ainda nomeadas duas novas coordenadoras, uma para a área do emprego do Centro de Emprego e Formação Profissional de Faro, a conselheira de orientação profissional Teresa Lobo, «novamente uma sénior, dos quadros do IEFP». A outra é Manuela Vairinhos, agora responsável pelo Núcleo de Apoio Técnico e Relações Externas da delegação regional do Instituto.

«Se estas pessoas têm atividade política e partidária, não lha conheço, nem isso foi critério na sua escolha para a reorganização da equipa, que decorreu da necessidade de imprimir uma nova orientação à gestão dos serviços, no quadro das atuais políticas públicas de promoção do emprego e combate à precariedade, que passam pelo reforço e reorientação da nossa atividade no âmbito do ajustamento do mercado de emprego e de maior rigor e seletividade na operacionalização das medidas ativas de emprego,  isto num contexto económico em que já se verifica uma ligeira recuperação da economia e do emprego no Algarve», acrescentou Madalena Feu.

Esta nova equipa do IEFP foi nomeada em regime de substituição até à abertura dos respetivos procedimentos concursais públicos.

O anterior delegado regional do IEFP, Carlos Baía, foi afastado do cargo no dia 31 de Dezembro do ano passado, a cinco dias de se completar um ano sobre a sua entrada em funções.

Comentários

pub