Estações de Tratamento e Barragem de Odelouca abrem portas para celebrar Dia Mundial da Água

  Turistas e residentes do Algarve vão poder visitar, entre os dias 10 e 30 de Março, a Barragem de […]

 

ETAR Albufeira PoenteTuristas e residentes do Algarve vão poder visitar, entre os dias 10 e 30 de Março, a Barragem de Odelouca, as Estações de Tratamento de Águas (ETA) de Alcantarilha e Tavira, bem como as Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Almargem e Albufeira.

Estas visitas inserem-se na “Ação Portas Abertas”, uma das iniciativas da empresa Águas do Algarve para comemorar o Dia Mundial da Água, que se celebra a 22 de Março. O projeto destina-se a “convidar”a população a visitar as infraestruturas que tratam as águas do Algarve.

A primeira visita, agendada para o dia 10, será à ETAR de Albufeira Poente, instalação que regula a produção de água através das etapas de tratamento preliminar, biológico, físico-químico e de desinfecção.

Segue-se a ida à ETAR de Almargem, no dia 11. Localizada junto à margem esquerda da Ribeira de Almargem (Tavira), a estrutura serve cerca de 48 mil habitantes e é dotada de um sistema de filtração e de desinfecção adicional.

Já no dia 22, estão agendadas as visitas à Barragem de Odelouca e à ETA de Alcantarilha.

Segundo a empresa Águas do Algarve, a albufeira da Barragem de Odelouca está «localizada numa área de importante património ecológico, tendo como objetivo fornecer água com elevados níveis de qualidade e garantia».

«É a principal origem de água no Algarve, articulada a um conjunto de outras origens de água superficiais e subterrâneas», acrescenta a empresa.

Barragem de Odelouca_Águas do AlgarveA água que vem dessa barragem, posteriormente, é tratada na ETA de Alcantarilha.«A sua capacidade máxima de produção é de aproximadamente 259 mil m3/dia, equivalente a uma população de 620 mil habitantes, prevista para o ano de 2025», salienta.

A água tratada nesta ETA destina-se à população do Barlavento algarvio, podendo, se necessário, abastecer também os municípios de Faro, Olhão e Tavira.

A iniciativa “Ação Portas Abertas” termina no dia 30 de Março, com a ida à ETA de Tavira, que trata da água proveniente das albufeiras de Odeleite e Beliche. «A estação serve uma população máxima de 460 mil habitantes, no sotavento algarvio, esperando atingir os 530 mil, no ano 2024», acrescenta a empresa.

As visitas têm a duração de duas horas e meia e começam sempre às 15h00. São gratuitas, mas de inscrição obrigatória.

Assim, para visitar a Barragem de Odelouca, os interessados devem enviar um email para [email protected], para as ETAs será enviado para [email protected] e finalmente quem quiser conhecer as ETARs deverá contactar com [email protected]. Todas as visitas e inscrições serão confirmadas pela entidade responsável.

 

Comentários

pub